Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIO BARRETO DE ALMEIDA

DISCENTE : LUCIO BARRETO DE ALMEIDA
DATA : 08/05/2024
LOCAL: Ctan

A PRÁTICA DE CONJUNTO NO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA Pe. JOSÉ MARIA XAVIER: UMA PESQUISA DE MÉTODOS MISTOS COM PROFESSORES E ALUNOS SOBRE SUAS PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS

Educação Musical; Ensino coletivo de Música; Prática de conjunto; Prática musical em conjunto

PÁGINAS: null

Esta pesquisa foi conduzida no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier (CEM PJMX) em São João del-Rei, com o objetivo geral de analisar o ensino da Prática de Conjunto nessa instituição. O estudo aborda os princípios pedagógicos da Prática de Conjunto, analisando documentos escolares e coletando relatos de professores e alunos sobre suas práticas e experiências. A ausência de pesquisas sobre esse tema em conservatórios de Minas Gerais motivou esta investigação. A metodologia empregada é a pesquisa de métodos mistos em um projeto paralelo convergente, combinando a coleta de dados qualitativos e quantitativos para uma análise integrada e interpretação dos resultados. Este trabalho visa contribuir para o campo da educação musical, especificamente no contexto do ensino de Prática de Conjunto em um grande conservatório mineiro.

Presidente - 1194739 - BRUNO SOARES SANTOS
Interna - 043.658.438-77 - ANA ROSELI PAES DOS SANTOS - UFT
Interno - 320091 - ANTONIO CARLOS GUIMARAES
Externa ao Programa - 1490352 - BRUNA SOLA DA SILVA RAMOS