Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA ALBUQUERQUE DE CARVALHO ARÃO SILVA

DISCENTE : ALESSANDRA ALBUQUERQUE DE CARVALHO ARÃO SILVA
DATA : 09/08/2021
LOCAL: on line

As técnicas de respiração na performance da flauta transversal navisão de professores de Conservatórios e Universidades de Minas Gerais

Técnicas de respiração; Biomecânica da respiração; Flauta transversal.

O objetivo desta pesquisa é investigar as técnicas de respiração utilizadas por
professores de flauta transversal em Conservatórios e Universidades de Minas Gerais,
bem como as abordagens pedagógicas utilizadas para esse fim, e traçar uma possível
relação de complementaridade entre os métodos de ensino das técnicas de respiração dos professores e os fundamentos da biomecânica da respiração. Devido à importância da pesquisa sobre a pedagogia da performance e a aparente escassez de trabalhos sobre o ensino da respiração, acredita-se na necessidade de se registrar os processos pedagógicos de professores de flauta transversal sobre a respiração para contribuir para que o ensino e aprendizagem das técnicas de respiração possam ser repensados e aprimorados, levantar novas questões e apontar para novas pesquisas sobre o assunto. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com professores de flauta transversal de Conservatórios de música e Universidades do estado de Minas Gerais. As questões da entrevista foram elaboradas a partir das revisões de literatura sobre o tema da respiração na performance da flauta transversal e da biomecânica da respiração. A análise dos dados será feita por meio da técnica da Análise de Conteúdo.

Presidente - 1521796 - MARCELO PARIZZI MARQUES FONSECA
Interno - 1539700 - SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
Interno - 320091 - ANTONIO CARLOS GUIMARAES
Externo à Instituição - NILTON ANTONIO MOREIRA JUNIOR - UFJF