Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO GERALDO DE AZEVEDO

DISCENTE : TIAGO GERALDO DE AZEVEDO
DATA : 22/06/2022
LOCAL: Modalidade remota

Adaptação transcultural e evidências de validade de constructo da Digital Addiction Scale (DAS) para o contexto brasileiro e estudo de variáveis correlatas

dependência digital; adaptação transcultural; Digital Addiction Scale (DAS); variáveis correlatas.

A dependência de dispositivos digitais como computadores e smartphones afeta negativamente o bem-estar psicológico, físico e social e pode apresentar origem através de diferentes variáveis. Para avaliar esse fenômeno, compreender a relação com outras variáveis contextuais e individuais, desenvolver estratégias de prevenção e intervenção mais bem orientadas, torna-se necessário o desenvolvimento de instrumentos de medida para esta
finalidade. Deste modo, o presente projeto tem como objetivos principais realizar a adaptação transcultural de uma escala para avaliar a dependência digital, a saber, a Digital Addiction Scale (DAS) e verificar a relação entre as dimensões da DAS com variáveis contextuais e individuais. Para o objetivo 1, a DAS passará por um processo de tradução, ajuste de itens, estudo cognitivo ou de inteligibilidade dos itens (piloto) e retrotradução com avaliação do autor original. Para o objetivo 2 serão utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: Questionário sociodemográfico, Digital Addiction Scale (DAS), The Nine-Item Problematic Internet Use Questionnaire (PIUQ-9), Big Five Inventory-Short Form (BFI-SF), Brief Self-Control Scale (BSCS), Barratt Impulsivity Scale (BIS-11). A amostra será do tipo não probabilística e de conveniência, composta por pessoas com 18 anos ou mais, estudantes universitários, de ambos os sexos. A pesquisa será́ realizada por meio de formulários virtuais e/ou material impresso (método tradicional), em aplicações individuais ou coletivas. Os dados serão tratados por meio de análises uni, bivariadas e multivariada. Espera-se que a DAS apresente boas propriedades psicométricas para o contexto brasileiro e relacione-se com as outras variáveis de interesse desta pesquisa.

Presidente - 2325552 - CELSO FRANCISCO TONDIN
Interna - 3031506 - Mônia Aparecida da Silva
Externo ao Programa - 1356905 - MARCO ANTONIO SILVA ALVARENGA
Externa à Instituição - LAISA MARCORELA ANDREOLI SARTES - UFJF