Banca de DEFESA: LUCIANE SUÉLEN GONÇALVES

DISCENTE : LUCIANE SUÉLEN GONÇALVES
DATA : 29/10/2022
LOCAL: UFSJ - REMOTO

POTENCIAIS FATORES ATENUADORES DA ANSIEDADE EM UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: O PAPEL DA AUTOCOMPAIXÃO

COVID-19; Autocompaixão; Ansiedade; Impacto da pandemia; Estudantes universitários; Saúde mental.

Mudanças no estilo de vida causadas pela pandemia de COVID-19 têm afetado a saúde mental de universitários em diferentes países. Buscou-se verificar o papel da autocompaixão como possível fator atenuador dos níveis de ansiedade em universitários no contexto da pandemia de COVID-19, em comparação a fatores sociodemográficos, ocupacionais e relacionados ao estilo de vida e saúde. A autocompaixão também foi analisada como moderadora do efeito do impacto da pandemia sobre a ansiedade dos participantes. Participaram deste estudo transversal uma amostra de 1201 estudantes de graduação, que responderam a um formulário on-line contendo os instrumentos Escala de Autocompaixão (EAC), Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), Escala de Impacto do Evento com modificações para COVID-19 (IES-COVID19) e um Questionário de Características Gerais. Os resultados mostraram que maior autocompaixão foi a principal variável associada a um menor nível de ansiedade, em comparação aos fatores sociodemográficos, ocupacionais e relacionados ao estilo de vida e saúde investigados. Verificou-se que ser homem, utilizar predominantemente alimentos naturais ou minimamente processados diariamente, ter um sono de qualidade, não fazer uso de substâncias (como cafeína) para lidar com atividades acadêmicas e não fazer psicoterapia, também foram preditores de menores níveis de ansiedade. Não houve presença de moderação da autocompaixão na relação entre o nível de impacto da pandemia de COVID-19 e o nível de ansiedade. Destaca-se como limitações a utilização de uma amostra não probabilística de uma única instituição de ensino superior e o uso de uma subescala como medida de ansiedade. Reforça-se a necessidade de se investir em estratégias clínicas e educacionais que promovam saúde mental para universitários durante e após a pandemia de COVID-19, dado que os efeitos de um evento dessa gravidade perduram por anos e podem trazer consequências ainda maiores no futuro. Cultivar estratégias de enfrentamento como a autocompaixão, principalmente em tempos difíceis, é um caminho possível para amenizar o sofrimento e lidar com os desafios impostos.

Presidente - 3042695 - MARIO CESAR REZENDE ANDRADE
Interno - 1723770 - ANTONIO PAULO ANGELICO
Interna - 3031506 - Mônia Aparecida da Silva
Externa à Instituição - CAROLINA BAPTISTA MENEZES - UFSC