Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA RESENDE MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA RESENDE MOREIRA
DATA : 15/07/2022
HORA: 14:30
LOCAL: On line
TÍTULO:

A Bantuização do Candomblé Nagô:

Cosmovisões centro-africanas na estruturação litúrgica dos cultos de Candomblé Nagô-Ketu em São João del Rei (Sécs. XX e XXI)

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

A Bantuização do Candomblé Nagô

cultos de Candomblé Nagô-Ketu 

: Cosmovisões centro-africana

conceito de nagoicização 


PÁGINAS: 51
RESUMO:

Resumo

 

MOREIRA, Larissa Resende. A Bantuização do Candomblé Nagô: Cosmovisões centro-africanas na estruturação litúrgica dos cultos de Candomblé Nagô-Ketu em São João del Rei (Sécs. XX e XXI). 2022. [x]p. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de São João del Rei. 2022. Versão original.

 

O objetivo principal desta pesquisa é investigar a influência e a contribuição centro-africana no processo de formação do candomblé nagô de nação ketu em São João del Rei durante os séculos XX e XXI. Pretende-se recuperar historicamente os fatores sociais e acadêmico-teóricos que levaram ao prestígio e a visibilidade das manifestações religiosas de origem sudanesa em detrimento e invisibilização das práticas oriundas do completo (complexo) etnolinguístico bantu. Na contramão do que se instituiu como práxis nas análises de tais manifestações, esta pesquisa se baseia na inversão do conceito de nagoicização do candomblé kongo-angola, repensando as bases litúrgicas que fundamentaram e institucionalizaram a religião jeje-nagô. O trabalho pretende analisar outros aspectos correlatos, como o conceito de sincretismo e as perspectivas históricas recentes à cerca do catolicismo negro no Brasil, debates indissociáveis à investigação aqui proposta. Para tal, este estudo irá se basear na observação através do acompanhamento de cerimônias públicas e privadas – esta última de acordo com prévia negociação, dado que a pesquisadora é também praticante - de cinco terreiros de candomblé, além de entrevistas de história oral com lideranças e membros.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1165216 - MANUEL JAUARA
Interna - 1030508 - INGRID SILVA DE OLIVEIRA LEITE
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA CORTEZ WISSEMBACK - USP
Notícia cadastrada em: 22/06/2022 08:44
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01