Banca de DEFESA: LARISSA VIRGINIA VEIGA

DISCENTE : LARISSA VIRGINIA VEIGA
DATA : 24/01/2022
LOCAL: Universidade Federal de São João del-Rei (Remoto)

DITADURA CIVIL MILITAR EM DIVINÓPOLIS, MINAS GERAIS: MEMÓRIAS, TRAJETÓRIAS E RESISTÊNCIAS

Divinópolis, ditadura civil-militar, resistência, memória.

Esta dissertação analisa as ações de resistência e episódios de repressão que se manifestaram no município de Divinópolis, localizado na região Centro-Oeste de Minas Gerais, ao longo da ditadura-civil militar (1964-1985). O estudo utilizou como ferramenta metodológica a história oral, mobilizando, em especial, os conceitos de memória e resistência. O corpus documental do trabalho é composto por entrevistas realizadas com residentes locais que tiveram algum envolvimento com os movimentos de resistência. Ainda, como fontes complementares, investigamos edições de jornais que circulavam em Divinópolis entre os anos de 1964 e 1985 com foco na análise dos periódicos “A Semana” e “Diário do Oeste”. Além disso, realizamos uma breve pesquisa em jornais de outras localidades, como o “Folha de São Paulo” e o “Correio da Manhã”, nos quais encontramos informações acerca acontecimentos ocorridos em Divinópolis. Analisamos documentos do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e do Serviço Nacional de Informações (SNI) e por fim, também utilizamos fotografias do período. A análise das fontes nos permitiu observar que, embora localizada no interior, a sociedade divinopolitana não esteve alheia ao que acontecia no contexto político nacional. Em meio ao apoio que o golpe conquistou na cidade, surgiram também variadas ações que se enquadram como atos de resistência, como as greves de professores, as discussões organizadas pela União de Mulheres de Divinópolis, a abordagem crítica dos cursos ministrados pelos franciscanos nas universidades e em suas pregações das missas, a realização da semana de arte, a participação de divinopolitanos em grupos de resistência, entre outras manifestações.

Presidente - 1920037 - EUCLIDES DE FREITAS COUTO
Interno - 001.841.120-79 - LEON FREDERICO KAMINSKI - UFF
Externo à Instituição - RODRIGO PATTO SÁ MOTTA - UFMG
Notícia cadastrada em: 19/01/2022 08:44