Banca de DEFESA: HUGO FACCION GUIMARAES

DISCENTE : HUGO FACCION GUIMARAES
DATA : 25/05/2022
LOCAL: Universidade Federal de São João del-Rei (Remoto)

ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A PRECARIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DURANTE A PANDEMIA – UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O PET (REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO-MG) E TRILHAS DE APRENDIZAGEM (REDE MUNICIPAL DE SP)

Ensino de História; Pandemia; PET, Trilhas da aprendizagem;

Em decorrência da pandemia causada pelo SARS-COV-2, uma das mais avassaladoras da história da humanidade, o ano de 2020 se tornou um dos mais emblemáticos dos últimos séculos. Mudanças radicais no modo de vida e nas interações sociais impostas pela pandemia alteraram substancialmente as relações humanas em suas mais diferentes dimensões. No campo da educação, em diversas partes do globo, o ensino remoto foi a saída encontrada para que crianças, adolescentes e adultos pudessem dar continuidade aos seus estudos. No ensino público do estado de Minas Gerais, foi criado o Plano de Estudos Tutorados (PET) com o objetivo de que os alunos pudessem acompanhar, de forma remota, as atividades escolares. A Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo também acompanhou as demandas decorrentes da pandemia e criou o Programa Trilhas de Aprendizagem, material didático utilizado pelos estudantes no período remoto. O estudo busca analisar o contexto de produção desses materiais, desde o processo de distanciamento social imposto pela pandemia causada pelo SARS-COV-2 e suas consequências, passando pelo recurso imagético utilizado nos materiais, até a abordagem simplificada dos conteúdos, fato que sinaliza para a precarização do processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa utiliza como parâmetro de análise a comunicação visual e o nível de simplificação de conteúdo, aplicando de forma comparativa as ferramentas de análise nos materiais selecionados. As ferramentas de análise permitiram demonstrar, nas propostas de ambos materiais, suas dificuldades, acertos e fragilidades. A predominância de abordagens com conteúdo simplificado, a baixa capacidade de comunicação visual, repetição e memorização em demasia, são constantes na análise efetuada, revelando como está o processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia.

Presidente - 1920037 - EUCLIDES DE FREITAS COUTO
Interna - 1297563 - CASSIA RITA LOURO PALHA
Externo à Instituição - OLAVO PEREIRA SOARES - UNIFAL-MG
Notícia cadastrada em: 20/04/2022 08:12