Banca de DEFESA: RAIANE JÉSSICA DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIANE JÉSSICA DA CRUZ
DATA : 30/08/2022
HORA: 08:30
LOCAL: https://meet.google.com/ayx-uiyb-stz
TÍTULO:

TRAJETÓRIAS E ESTRATÉGIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES E EGRESSOS PROTESTANTES DA UFSJ, MEMBROS DAS CAMADAS POPULARES


PALAVRAS-CHAVES:

Habitus religioso, estratégias escolares e trajetórias escolares.


PÁGINAS: 173
RESUMO:

O estudante e o egresso, membro das camadas populares, se tornaram objeto de investigação no
Brasil na década de 1990, com a realização de alguns trabalhos, como o de Portes (1993), Viana
(1998) e Silva (1999). Esses trabalhos são exemplos de pesquisas que se ocupam de sujeitos
provenientes de famílias em que a posse de capital cultural e escolar é frágil, e cujos destinos
escolares podem ser considerados improváveis. Esta pesquisa visa, portanto, oferecer uma
contribuição no campo da Sociologia da Educação ao investigar a trajetória de escolarização de
estudantes e egressos protestantes da UFSJ e analisar o conjunto de circunstâncias atuantes
empreendidas pelos sujeitos e suas famílias que corroboraram para um rendimento escolar
favorável. Visa, também, analisar a socialização entre família, escola e igreja como fator na
construção de destinos escolares de sucesso. Para responder aos objetivos de investigação, a
pesquisadora realizou entrevistas de caráter genealógico com seis universitários e egressos que
matricularam-se entre os anos de 2015 a 2021 em quaisquer dos cursos oferecidos pela UFSJ. A
pesquisadora não adotou como critério de seleção dos entrevistados os cursos mais prestigiados. As
entrevistas foram realizadas via recursos tecnológicos, em razão do isolamento social necessário em
virtude da pandemia mundial de Covid-19. Vale ressaltar a importância do pertencimento a um
meio familiar evangélico, ou seja, que os pais também sejam protestantes tradicionais ou
pentecostais, uma vez que esta pesquisa busca analisar a socialização e compreender mais as
trajetórias de escolarização de famílias protestantes. Em nosso levantamento na literatura
especializada identificamos que há poucas pesquisas que tratam do tema escolarização e religião.
As leituras das obras de Max Weber, de Pierre Bourdieu e de outros sociólogos que abordam
questões como cultura, religião e escolarização corroboraram na compreensão das trajetórias
escolares dos sujeitos investigados e na compreensão das relações entre habitus religioso e habitus
escolar. A reconstrução das trajetórias escolares apontou a ausência de reprovações e os bons
resultados escolares como elementos marcantes nas trajetórias dos sujeitos. A mobilização familiar
também foi destaque. As famílias fizeram uso de diversas estratégias que corroboraram para o
sucesso escolar. A igreja foi importante instituição de regulação moral dos indivíduos e espaço de
desenvolvimento de práticas artísticas, musicais, de leitura e escrita. Além de apoio
afetivoemocional e material, em alguns casos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 292.446.926-00 - ECIO ANTONIO PORTES - UFSJ
Presidente - 1927311 - GABRIEL MENEZES VIANA
Externa à Instituição - MARLICE DE OLIVEIRA E NOGUEIRA - UFOP
Externa à Instituição - WÂNIA MARIA GUIMARÃES LACERDA - UFV
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 11:03
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