Banca de DEFESA: PEDRO MOREIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO MOREIRA DE OLIVEIRA
DATA : 31/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/msg-jqrc-uxf (Remoto)
TÍTULO:

Controle por realimentação de estados e projeto de filtro para sistemas ciberfísicos sobre ataques de negação de serviço e redes Markovianas não confiáveis.


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas Ciber-Físicos, Ataques DoS, Restrições de Comunicação, Projeto de Controladores, Projeto de Filtros, Incertezas Politópicas, Teoria de Lyapunov.


PÁGINAS: 93
RESUMO:

Esse trabalho aborda o problema de controle por realimentação de estados e o projeto de filtros para sistemas ciber-físicos (CPS, do inglês Cyber-Physical Systems) de tempo discreto com incertezas politópicas. Os CPS estão sujeitos à presença de ataques de Negação de Serviço (DoS, do inglês Denial-of-Service) e a uma rede não-confiável. O atacante é considerado energeticamente limitado, o que limita a duração máxima dos ataques. Dois cenários são explorados ao longo deste trabalho: i) Apenas ataques DoS são considerados, com a dinâmica do sistema em malha fechada modelada a partir de um sistema chaveado; ii) Uma cadeia de Markov não homogênea é proposta para modelar os ataques (com suas limitações energéticas determinísticas) e falhas estocásticas de transmissão devido a limitações de uma rede não confiável (as quais não são relacionadas aos ataques). O modelo de rede Markoviana utilizado é capaz de lidar com a presença de probabilidades incertas e desconhecidas, as quais são modeladas a partir de parâmetros variantes no tempo que buscam incluir uma gama maior de cenários. Uma estratégia de controle baseado em pacotes é empregada nas aplicações de controle e um filtro robusto dependente do modo é projetado para o problema de filtragem. Todas as condições de projeto são obtidas através de Desigualdades Matriciais Lineares (LMIs, do inglês Linear Matrix Inequalities) dependentes de parâmetros e derivadas da Teoria de Lyapunov. Os critérios de desempenho H2 e H∞ são empregados para avaliar os efeitos dos ataques DoS nos problemas estudados. Adaptações para as estratégias de controle e filtragem são discutidas baseadas nas estratégias hold e zero-input, as quais são apresentadas em simulaçãoes numéricas que ilustram o desempenho dos controladores e dos filtros projetados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2331398 - MARCIO JUNIOR LACERDA
Externo à Instituição - VALTER JUNIOR DE SOUZA LEITE - CEFET/MG
Externo à Instituição - JONATHAN MATIAS PALMA OLATE - utalca
Externo à Instituição - ANDRÉ MARCORIN DE OLIVEIRA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 20/03/2023 09:26
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa04.ufsj.edu.br.sigaa04