Banca de QUALIFICAÇÃO: LUISA FERREIRA DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUISA FERREIRA DA CRUZ
DATA : 18/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

Prospecção de bactérias láticas para uso como probiótico e avaliação do efeito sob candidíase vulvovaginal e ansiedade e depressão


PALAVRAS-CHAVES:

Prospecção, probiótico, bactéria lática, Leuconostoc mensenteroides, Schleiferilactobacillus harbinensiscandidíase vulvovaginal, antifúngico.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Bactérias probióticas são conhecidas pela capacidade em trazer benefícios ao hospedeiro, como a manutenção do sistema imune, inibição do crescimento de microrganismos patogênicos e manutenção do bem estar emocionale por isso, há um crescente interesse em novas bactérias láticas com potencial probiótico. O objetivo deste estudo foi rastrear bactérias láticas probióticas de diversas fontes e verificar o potencial das cepas Leuconostoc mensenteroides (M13)Schleiferilactobacillus harbinensis (Ca12)isoladas por nosso grupo de pesquisa e um Mix delas (Ca12+M13), contra modelo animal de infecção vaginal causada por Cândida albicans. Os testes probióticos in vitro incluíram sobrevivência sob baixo pH e sais biliares, hidrofobicidade da superfície celular, autoagregação, coagregação, atividade antibacteriana, e propriedades de segurança foram avaliadas com base no perfil de resistência a antibióticos. No modelo experimental animal de infecção vaginal por Cândida albicans, a administração dos probióticos foi feita através de duas abordagens: administração probiótica vaginal para avaliação da atividade terapêutica, e administração probiótica via oral para avaliação da atividade preventiva. Como resultado da prospecção, foram isoladas 46 bactérias com características de bactérias láticas, sendo 32 discriminados como geneticamente diferentes através da técnica de RAPD, sendo estas isoladas das fontes, quefir (n=9), queijo (n=4) kombucha (n=2), silagem (n=3) e fezes de recém nascidos (n=14). Essas foram consideradas para os testes de potencial probiótico, sendo que a maioria das cepas foram resistentes à acidez gástrica simulada e aos sais biliares. Alta hidrofobicidade foi observada para quatro cepas. Autoagregação variou de 9,31- 62,24% e a capacidade de coagregação demonstrou uma ampla gama de variação nos fenótipos coagregativos. Além disso, as cepas também presentaram níveis variados de resistência aos antibióticos de importância clínica. No modelo experimental animal, ambos os protocolos de administração de probióticos foi capaz de reduzir o número de C. albicans viáveis recuperadas nas lavagens vaginais e no número de leucócitos induzidos pela infecção. No entanto, a cepa M13 apresentou maior eficácia através da administração terapêutica vaginal, e a cepa Ca12 através da administração oral preventiva, não havendo potencialização dos efeitos através do Mix de cepas. No geral, a avaliação das propriedades probióticas de um grande conjunto de bactérias láticas isoladas, foi fundamental para analisar as características fenotípicas dos isolados e obter insights sobre aplicações personalizadas, além disso, este trabalho mostrou uma aplicação promissora das cepas M13 e Ca12 no tratamento e prevenção de candidíase vulvovaginal respectivamente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1757978 - DANIEL BONOTO GONCALVES
Interno - 1675931 - PAULO AFONSO GRANJEIRO
Externa ao Programa - 1719911 - JULIANA TEIXEIRA DE MAGALHAES
Externa ao Programa - 1945166 - MAIRA DE CASTRO LIMA
Externo à Instituição - ANDRE LUIS MORAIS RUELA
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 08:17
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01