Banca de DEFESA: VITOR PAULO CAMPISTA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VITOR PAULO CAMPISTA NUNES
DATA : 11/07/2023
HORA: 13:30
LOCAL: https://meet.google.com/oop-zktv-shk
TÍTULO:

Produção de Matéria Escura Em Um Futuro Acelerador de Múons Usando Um Modelo Isotripleto Vetorial e o Processo µ + µ −→ γ + missing energy.


PALAVRAS-CHAVES:

Física de Partículas. Matéria Escura. Aprendizado de Máquina. Redes Neurais Profundas


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O Modelo Padrão (MP) é uma teoria capaz de explicar muitos fenômenos da Física de
Partículas (FP), porém há ainda vários outros não esclarecidos pelo MP. A natureza da
Matéria Escura (ME) por exemplo, que compõe cerca de 27 por cento de todo o Universo, é um mistério para a FP. A ME não interage com a matéria comum da forma como conhecemos, e devido a isso, não pode ser detectada por meios usuais. Há uma grande expectativa que a ME possa ser produzida por aceleradores de partículas, como o Large Hadron Collider (LHC), por exemplo. Sendo que a presença de ME pode estar associada a energias faltantes nos experimentos. Diversas extensões do MP consideram uma nova partícula candidata a ME que pode ser uma partícula escalar, vetorial, um férmion de Dirac ou Majorana. Neste trabalho, consideramos um bóson vetorial massivo com spin 1. O modelo em questão é o dito Modelo Isotripleto Vetorial de Materia Escura (MIVME). Neste modelo há dois parâmetros a serem explorados: a massa da partícula de ME e o acoplamento a, que varia de 0 a 4π. Neste modelo a simetria SU (2) L é quebrada pelo mecanismo de Higgs e o bóson de calibre associado possui massa, sendo acoplado somente ao campo escalar de Higgs (ϕ). É explorada a possibilidade de implementação de colisores de Múons como alternativa aos colisores já empregados, devido ao Múon possuir alto valor de massa, haverá baixíssima emissão de radiação síncroton, além de ser uma partícula fundamental, não composta. O canal escolhido para o desenvolvimento desta pesquisa é o canal de monofóton µ+µ −→γ + energia faltante.
Uma Rede Neural Profunda (RNP) foi construída para separar os eventos de background (fundo) e de sinal. Inicialmente é investigada no trabalho a capacidade de separação dos neutrinos do MP por parte da RNP construída. A variação de diferentes valores de energia de centro de massa (ECM), diferentes valores de massa para a partícula de ME e diferentes valores do parâmetro a (parâmetro inerente ao MIVME) foram explorados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE ASEVEDO NEPOMUCENO - UFF
Presidente - 205.483.627-34 - FERNANDO MARROQUIM LEAO DE ALMEIDA JUNIOR - UFRJ
Interno - 1212928 - HERON CARLOS DE GODOY CALDAS
Notícia cadastrada em: 27/06/2023 14:55
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02