Banca de DEFESA: NATÁLIA GOMES XAVIER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATÁLIA GOMES XAVIER
DATA : 01/02/2022
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferencia meet.google
TÍTULO:

Identificação de regiões genômicas associadas à síntese de compostos bioativos em sorgo visando à promoção da saúde humana.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Sorghum bicolor; Melhoramento Genético; Mapeamento Associativo; Marcadores Moleculares; Propriedades Nutricionais e Funcionais.


PÁGINAS: 93
RESUMO:

Nos últimos anos, tem-se observado um aumento crescente no interesse em utilizar o sorgo para o consumo humano, principalmente devido a demanda por alimentos mais saudáveis, sem glúten, com maior valor nutricional e fonte de compostos bioativos.Os compostos bioativos são metabólitos secundários que atuam nos organismos vivos e proporcionam muitos benefícios à saúde, pois estes possuem propriedades antioxidantes, imunomoduladoras, anti-osteoporóticas, anti-hipertensivas, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antidiabéticas e anticâncer, e são considerados eficazes como redutores de complicações cardiovasculares. No entanto, a acessibilidade, a disponibilidade e as características químicas dos compostos bioativos apresentam ampla variabilidade entre os diferentes genótipos de sorgo, o que resulta em comportamentos distintos na matriz alimentar e na interação com outros ingredientes alimentares. Com isso, os programas de melhoramento genético têm investido esforços na identificação, caracterização e quantificação de compostos, o que é essencial para uma melhor compreensão das vias de síntese dos mesmo e de sua regulação genética. Nesse contexto, os objetivos do presente trabalho foram: i) verificar a diversidade fenotípica em um painel de linhagens de sorgo avaliadas quanto a composição de compostos bioativos nos grãos; ii) identificar, a partir de análises de mapeamento associativo, regiões genômicas associadas a concentração de taninos, fenólicos totais, cloreto de luteolinidina, cloreto de apigenenidina e amido resistente em grãos de sorgo; iii) desenvolver marcadores moleculares gene-específicos para o gene Tannin 1, que regula a biossíntese de tanino em sorgo. Assim, os resultados do presente trabalho podem contribuir para a descobertas de novos genes relacionados à via de biossíntese de compostos bioativos em sorgo, além de possibilitar uma melhor compreensão da diversidade fenotípica e genética para compostos bioativos em sorgo. Adicionalmente, o desenvolvimento de um marcador molecular para o gene Tannin 1 que poderá auxiliar o processo de seleção de genótipos no programa de melhoramento genético de sorgo da Embrapa.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO AUGUSTO FRANCO GARCIA
Externa ao Programa - 061.394.806-80 - JANÁINA DE OLIVEIRA MELO - UFMG
Interno - 656.980.886-91 - JURANDIR VIEIRA DE MAGALHÃES - York
Externa à Instituição - KARINE DA COSTA BERNARDINO
Presidente - 303.233.218-44 - MARIA MARTA PASTINA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 31/01/2022 16:05
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01