Banca de QUALIFICAÇÃO: HYGOR KLEBER CABRAL SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HYGOR KLEBER CABRAL SILVA
DATA : 25/11/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE TELEASSISTÊNCIA E TELEMONITORAMENTO DE COVID-19: PROJETO TELECOVID


PALAVRAS-CHAVES:

COVID-19; Telemedicina; Avaliação da Pesquisa em Saúde; Satisfação do Paciente.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Resumo: A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) mudou a realidade mundial entre 2020 e 2021. Mudou formatos de encontro de negócios, encontros sociais, cultos religiosos, viagens e transportes. Todo sistema de ir e vir foi modificado para conter a disseminação do vírus (SARS-CoV-2), o isolamento social e o adoecimento das pessoas trouxeram pânico, revolta e caos nos sistemas de saúde. Esgotamento de leitos hospitalares, desaparecimento de equipamentos de proteção e insumos médicos do comércio e escassez de recursos humanos trouxeram a necessidade de formas alternativas e inovadoras de assistência à saúde. Internacionalmente, a prática da atenção primária teve que se transformar em resposta à pandemia COVID. Consequentemente, vimos um aumento sem precedentes na telessaúde e com isso uma necessidade de fornecer qualidade, ética e satisfação aos usuários. A telemedicina é uma inovação importante, no entanto, pouco se sabe sobre a satisfação do paciente e como essa alternativa vai modificar a prática clínica tradicional. Este trabalho trata-se da avaliação de um serviço de Teleassistência com a proposta que os usuários, acessem informações e Teleconsultas relacionados a COVID-19 de forma remota, serviço implantado em duas regiões de Minas Gerais, como resultado da parceria entre a Rede de Telessaúde de Minas Gerais, Secretarias Municipais de Saúde e Universidade Federal de São João del-Rei/Campus Centro Oeste (UFSJ/CCO). Para a coleta de dados foi aplicado, por meio de entrevista de pacientes atendidos pelo sistema TeleCOVID, a escala adaptada (Satis-COVID) de instrumento validado. A entrevista para avaliação da satisfação com o atendimento recebido foi realizada por meio de contato telefônico. Inicialmente, foi realizada uma análise descritiva dos dados obtidos dos usuários elegíveis que responderam a escala e na sequência serão feitas as análises de correlação, da validade de construto e de consistência interna dos itens globais e de cada dimensão da escala Satis-COVID aplicada. Além da apresentação da satisfação global e estratificada dos usuários acerca do atendimento recebido pelo TeleCOVID.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2651184 - ANDRESSA VINHA ZANUNCIO
Presidente - 823.696.317-91 - CLAUDIA DI LORENZO OLIVEIRA - UFSJ
Interno - 1676450 - GUSTAVO MACHADO ROCHA
Externa à Instituição - NAYARA DORNELA QUINTINO
Notícia cadastrada em: 16/11/2021 10:43
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