Percepções sobre a Matemática Financeira de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de duas escolas do Sul de Minas
Aplicações Financeiras, Matemática Financeira, Ensino Médio
Sabe-se que a matemática financeira constitui uma das áreas da matemática com maior aplicabilidade e relevância na vida cotidiana de toda a população. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo apresentar um breve contexto teórico e fazer um levantamento estatístico voltado para a aferição dos conhecimentos e atitudes de estudantes do ensino médio e fundamental de algumas escolas pública e privada de Coqueiral e Varginha, sul de Minas Gerais. Foi utilizada a metodologia de estudo de campo por meio da aplicação de questionários, por meio do Google Forms a partir dos quais advieram os dados apresentados. Os resultados apontam uma compreensão limitada dos estudantes com relação aos conhecimentos da matemática financeira, reforçando a necessidade de voltarmos nossa atenção para essa área da matemática que muitas vezes é trabalhada somente de maneira mecânica, sem um envolvimento contextualizado.