Banca de DEFESA: DALVA REJANI DOS REIS PEREIRA

DISCENTE : DALVA REJANI DOS REIS PEREIRA
DATA : 15/12/2021
LOCAL: Virtual

Entre costuras e memórias - apontamentos sobre a história do Centro de Referência Cultural Max Guedes - CMAX

Museologia Social. Museu de Território. Patchwork.

A pesquisa “apontamentos sobre a história do Centro de Referência de Cultura Popular Max Guedes – CMAX” apresenta estudos sobre a criação do CMAX e seus núcleos de memória: os museus do Barro e de Vivências e sua trajetória como uma instituição Universitária ligada à Pró-reitoria de Extensão da UFSJ. O trabalho tem o intuito de verificar como a comunidade é representada nestes espaços culturais, através dos diversos projetos desenvolvidos por alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFSJ; relatar sua história de implantação; estudar os dois espaços museológicos e sua relação com a museologia social. O trabalho faz um registro de ações que permitem uma maior compreensão de como se dá o processo de conhecimento que a partir da teoria e prática que se transforma em ferramentas que contribuam para revelar “modos operacionais de compreender e agir no mundo”, sob uma ótica transdisciplinar. Concomitantemente ao trabalho de escrita da dissertação, foram realizadas costuras utilizando a técnica de patchwork que são usadas como representação imagética dos temas tratados e, especialmente, da construção metodológica da pesquisa.

Interna - 1672398 - ZANDRA COELHO DE MIRANDA
Interna - 1806009 - LUCIANA BEATRIZ CHAGAS
Interno - 1084893 - JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
Externa à Instituição - GABRIELA DE LIMA GOMES - UFOP