Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA DE RESENDE BASSI

DISCENTE : LETICIA DE RESENDE BASSI
DATA : 28/04/2022
LOCAL: Ambiente virtual

O lugar do sujeito no tecido urbano: escolha e circunstância

Segregação espacial, São João del-Rei; tecido urbano; lógica do condomínio.

A cidade se revela uma localidade de múltiplas narrativas, particularidades e territórios. São João del-Rei é conhecida através da narrativa de cidade histórica, turística e universitária. No entanto, conta-se aqui, uma outra. O estudo pretendido busca traçar caminhos de compreensão sobre a relação entre público e privado e a segregação espacial na cidade de São João del Rei. Para desenhar tal compreensão, faz-se uma introdução sobre como a segregação social se transpõe para a fragmentação espacial. Posteriormente, contempla-se duas lógicas de formação de bairros, com diferentes origens, históricos, perfis sociais e econômicos na intenção de confrontar características, investigar semelhanças e diferenças, identificar marcos, articulações e operações para o funcionamento das unidades de urbanização estudadas. O bairro São Dimas representa um histórico de luta e resistência coletiva. Opõe-se a isso, o aumento da expressividade da “lógica de condomínios” na cidade. Esmiuça-se, portanto, escolhas e circunstâncias sobre o lugar do sujeito no tecido urbano.

Presidente - 2097070 - MARCIA SAEKO HIRATA
Interno - 1084893 - JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
Externa ao Programa - 1221852 - ANA CRISTINA REIS FARIA
Notícia cadastrada em: 04/04/2022 16:10