Banca de QUALIFICAÇÃO: TAISA MARIA LAVIANI DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAISA MARIA LAVIANI DA SILVA
DATA : 25/05/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Campus Virtual
TÍTULO:

OFIZINES ENTRE MUROS: UMA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NA APAC FEMININA DE SÃO JOÃO DEL-REI


PALAVRAS-CHAVES:

Educomunicação; Autonomia; Narrativas; Zona Autônoma Temporária.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Este estudo visa contribuir na expansão da pesquisa sobre a consolidação da educomunicação
como metodologia de pesquisa, por meio de oficinas de produção de fanzines realizadas na
Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), em São
João del-Rei, Minas Gerais. Para isso, propõe analisar, em primeira instância, as técnicas de
realização das oficinas de produção de fanzines apresentadas no livro Zines no Cárcere (SNO
et al, 2020), a fim de avaliar o seu potencial como processo metodológico educomunicativo.
Também busca aferir a possibilidade de utilização de vivências educomunicativas para
estimular o exercício da autonomia através da transmissão e criação de narrativas com
mulheres em situação de privação de liberdade. Desse modo, pretende-se abrir espaço para o
diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, construindo um discurso
não institucionalizado, a partir das oficinas de zines desenvolvidas de forma transdisciplinar
nos campos das Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Assim, reúne conceitos e autores que
se dedicaram a investigar e propor o fazer educativo e comunicativo enquanto processo
emancipatório, com metodologias que carregam em sua essência a dialogicidade, o fazer
participativo e colaborativo em prol da compreensão e transformação da realidade que se está
inserido, bem como aqueles que apresentam contribuição para a formação de uma pesquisa
que é também uma estratégia contra-hegemônica. Autores como bell hooks, Freire, Ismar S.
Oliveira, Rosane Rosa, Hakim Bey, Seyla Benhabib, Acosta, dentre outros, compõem a
plataforma teórico-conceitual desta pesquisa, no sentido de ampliar o campo de discussão
acerca da práxis libertadora, cuja pedagogia respeita e protege a integridade dos sujeitos,
considerando seus corpos e contextos. Para tanto, esta proposta será viabilizada seguindo as
pistas do método da cartografia (PASSOS et al, 2015), em colaboração com a pesquisa-ação
(THIOLLENT, 1998) e a observação Participante (DEMO, 1995; INGOLD, 2019).


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ROSANGELA MALACHIAS
Interno - 1671306 - ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
Presidente - 1715892 - FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
Notícia cadastrada em: 18/05/2022 11:20
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