Banca de QUALIFICAÇÃO: REMO DE OLIVEIRA GRESTA

LOCAL: Online

Análise de Nomes de Identificadores em Sistema de Software

Qualidade de Software, Nomes, Análise Estática

Uma das principais preocupações de um desenvolvedor de software é a escrita de um código que possa ser lido e compreendido facilmente por seus semelhantes, e uma maneira de contribuir positivamente para sanar esta preocupação está na escolha de nomes de identificadores. De fato, nomes de identificadores são um tópico de grande interesse para a Engenharia de Software, com estudos que afirmam que nomes encontrados no código são cruciais para a compreensão de código, facilitando sua escrita e manutenção. Nomes de identificadores servem como uma documentação de código, podendo levar a confusão e até erros de implementação, quando são nomeados de forma errônea. Devido a tamanha importância em um ato muitas vezes subestimado, nomear identificadores de forma elegante são essenciais para a escrita de um código de qualidade, e saber se de fato os nomes escolhidos são bons, deveria ser uma preocupação constante de desenvolvedores de software. Portanto, neste conduzimos três estudos para verificar a qualidade atual de nomeação de identificadores em softwares de código aberto. Inicialmente, foi considerada a similaridade de semântica entre os identificadores presentes em escopos semelhantes. Segundo, verificamos a facilidade de pronúncia de nomes, que impactam discussões de revisões de código. E por último, descrevemos algumas práticas de nomeação e verificamos qual é a sua recorrência de aparecimento nestes softwares. Para alcançar este objetivo foram coletados, analisados e extraidos 1.421.607 nomes de identificadores presentes no código fonte de 40 projetos. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para a análise de qualidade de identificadores presentes em projetos reais, utilizando diferentes perspectivas a respeito de qualidade nominal e para o desenvolvimento de uma ferramenta para opoio ao desenvolvimento de software.

Externo à Instituição - BRUNO BARBIERI DE PONTES CAFEO - UFSM
Presidente - 2058929 - ELDER JOSE REIOLI CIRILO
Interno - 2400331 - VINICIUS HUMBERTO SERAPILHA DURELLI
Notícia cadastrada em: 31/05/2022 12:49