Banca de DEFESA: JONAS COSTA DE SOUZA

DISCENTE : JONAS COSTA DE SOUZA
DATA : 31/07/2022
LOCAL: Remoto

Gamificação Aplicada à Aprendizagem de Critérios de Teste de Software.

Gamificação; Critério de Cobertura de Grafos; Ensino de Engenharia de Software.

Um desafio importante na educação tem sido construir estratégias inovadoras para motivar e engajar os estudantes ao longo do processo de ensino-aprendizado. Nesse sentido, a gamificação é uma abordagem que vem sendo empregadas nos últimos anos, e que tem trazido diversos resultados positivos. De forma geral, a gamificação consiste em utilizar estratégias semelhantes às vistas em jogos em contextos que não são relacionados a jogos. Os Pesquisadores, em particular, têm estudado como a gamificação pode ser utilizada para melhorar o desempenho de estudantes ao tentarem aprender conteúdos desafiadores. Avaliamos até que ponto a gamificação pode ser útil no ensino de critérios de teste de software baseados em grafos. Para isso, projetamos e implementamos o Gamifying Graph Coverage Criteria (GGCC), uma ferramenta que apresenta instruções gamificadas sobre critérios baseados em grafos. Conduzimos um experimento envolvendo 20 voluntários para avaliar a efetividade da gamificação nesse contexto. Os resultados mostram que os participantes expostos ao conteúdo por meio da GGCC tiveram um desempenho melhor do que os participantes expostos ao conteúdo em salas de aula tradicionais, percepção confirmada em pesquisa posterior aplicada aos participantes em relação ao GGCC.

Externo à Instituição - MAURÍCIO RONNY DE ALMEIDA SOUZA - UFLA
Interno - 2058929 - ELDER JOSE REIOLI CIRILO
Presidente - 2400331 - VINICIUS HUMBERTO SERAPILHA DURELLI
Notícia cadastrada em: 21/07/2022 12:01