Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAIA APARECIDA ALVES

DISCENTE : SORAIA APARECIDA ALVES
DATA : 09/07/2021
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/sox-dcjz-pjc

Como constituir uma Universidade Empreendedora? Análise das dimensões de um modelo teórico.

Universidade empreendedora, empreendedorismo acadêmico, indicadores de empreendedorismo.

Diante dos atuais cenários socioeconômicos, as universidades desempenham um importante papel na identificação e exploração de oportunidades que não foram visualizadas anteriormente. Nesse sentido, o termo Universidade Empreendedora (UE) abre a discussão sobre uma terceira missão para as universidades, além do ensino e da pesquisa, trabalhar o desenvolvimento econômico e social simultaneamente. Assim, nos últimos anos, em nível acadêmico, os estudos sobre Universidade Empreendedora representaram uma área de grande oportunidade de pesquisa para trazer exemplos de boas práticas, estratégias, soluções e recomendações para a universidade, autoridades e decisores políticos. No entanto, pouco se sabe sobre como as Universidades adotam e adaptam o conceito/modelo para se tornarem mais empreendedoras e ainda há preocupações em relação à uma abordagem de “tamanho único”. Dessa forma, esta pesquisa visou analisar as dimensões/indicadores estabelecidos em um modelo teórico no contexto de uma universidade pública do interior do Brasil. Para alcançar seu objetivo, a pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e estudo de caso. Os dados coletados foram tabulados e compilados em categorias como cultura empreendedora, infraestrutura, inovação, extensão, internacionalização e capital financeiro. Os resultados mostraram que a Universidade estudada possui um corpo docente e discente proativo e que contribui para o crescimento de projetos com impacto dentro e fora da Universidade, porém, ainda é preciso aprimorar a cultura empreendedora de toda sua comunidade universitária bem como desenvolver seu ensino empreendedor. Também foram encontradas significativas atividades empreendedoras em andamento, no entanto, identificou-se a necessidade de estruturação dos ambientes formais de apoio ao empreendedorismo, bem como de sua política de inovação e de internacionalização que são recentes e ainda não estão consolidadas. Conclui-se que esses dados discriminados, proporcionará clareza aos gestores para identificar potenciais áreas de desenvolvimento do empreendedorismo acadêmico e contribuirá para melhorar a compreensão das implicações teóricas e empíricas de uma Universidade Empreendedora.

Presidente - 1367304 - ALEXSANDRO SOBREIRA GALDINO
Externa à Instituição - JULIANA CORRÊA CREPALDE MEDEIROS - UFMG
Externo à Instituição - JOAO INACIO SOLETTI - UFAL
Notícia cadastrada em: 09/06/2021 14:42