Banca de DEFESA: ANTONIO HENRIQUE POLASTRI RODRIGUES

DISCENTE : ANTONIO HENRIQUE POLASTRI RODRIGUES
DATA : 29/11/2021
LOCAL: Remoto https://meet.google.com/owt-djik-icd

MENSURAÇÃO DE MATURIDADE DE TECNOLOGIA PARA TRANSFERÊNCIA: estudo de caso da Universidade Federal de São João del-Rei.

nível de prontidão tecnológica, universidade; mensuração; tecnologia; maturidade.

Este trabalho tem por objetivo avaliar a metodologia empregada pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) para a mensuração de maturidade das tecnologias desenvolvidas por seus pesquisadores, destinadas à transferência para o setor produtivo, a fim de propor melhorias nesse procedimento. Para tanto, é analisada a percepção dos pesquisadores da Instituição, que desenvolvem pesquisas tecnológicas, sobre os indicadores de maturidade tecnológica definidos pela Norma Técnica ABNT NBR ISO 16290:2015, que norteia a aplicação da metodologia Technology Readiness Level (TRL), comumente usada como referência para essa atividade no Brasil. No intuito de subsidiar a elaboração de escalas de TRL adequadas a cada tecnologia objeto de mensuração, foi realizado um levantamento da literatura das metodologias de mensuração de maturidade tecnológica, baseadas em níveis, a fim de constituir um banco de indicadores para utilização pela UFSJ. Finalmente, é proposta uma metodologia de avaliação de potencial das tecnologias para transferência, baseada em níveis de maturidade, para ser utilizada pela UFSJ. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa de natureza aplicada. A coleta de dados primários foi realizada por meio da aplicação de questionários semiestruturados aos pesquisadores da Instituição e a coleta de dados secundários foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental junto ao Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (NETEC) da UFSJ. Este trabalho contribui para identificar formas mais adequadas de aplicação de metodologias baseadas em TRL para a mensuração da maturidade das tecnologias desenvolvidas pelas universidades, considerando a ampliação do escopo de atributos das tecnologias considerados e agregando indicadores úteis no monitoramento do posicionamento da tecnologia perante o estado da técnica e o mercado.

Externo à Instituição - EDUARDO MEIRELES - UEMG
Externo ao Programa - 1765343 - FERNANDO AUGUSTO TEIXEIRA
Presidente - 1571747 - GABRIEL DE MENEZES YAZBECK
Interno - 1675931 - PAULO AFONSO GRANJEIRO