A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO AGREGADOR DE VALOR À AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
gestão, avaliação quadrienal, CAPES
A avaliação da pós-graduação nacional é um processo eficiente para se manter a qualidade do ensino e garantir a aplicabilidade dos resultados das pesquisas científicas desenvolvidas pelos docentes e discentes que nela atuam. No Brasil este processo é controlado pela CAPES, órgão governamental que acompanha os programas, fomenta e avalia seu desenvolvimento e atuação social e internacional. Os gestores dos programas de pós-graduação são os responsáveis por disponibilizar as informações pertinentes a avaliação, e o fazem através da Plataforma Sucupira, um sistema desenvolvido pela CAPES para este fim. O objetivo deste trabalho é identificar a maneira como os gestores da grande área da Administração fazem a coleta e lançamento dos dados, e conhecer a percepção desses gestores sobre o processo de coleta dos dados. A literatura aponta que a utilização de ferramentas e práticas de gestão do conhecimento são essenciais para se garantir uma efetiva gestão dos programa, objetivando uma boa avaliação dos programas pela CAPES.