Banca de DEFESA: ELAINE MARQUES DE MENEZES RIBEIRO

DISCENTE : ELAINE MARQUES DE MENEZES RIBEIRO
DATA : 15/03/2022
LOCAL: Universidade Federal de São João del-Rei

Fatores Críticos da Transferência de Tecnologia entre Universidades Federais e o Setor Produtivo: um estudo comparativo entre duas universidades

Transferência de tecnologia. Interação Universidade e Setor Produtivo. Fatores críticos da TT

A cooperação entre o ambiente acadêmico e o empresarial se tornou estratégia vantajosa, pois representa para as universidades fonte de recursos adicionais necessários para financiar pesquisas e para as empresas, representa aquisição de novos produtos, processos ou tecnologia sem a necessidade de participar dos estágios arriscados associados à P&D interna. Apesar dos benefícios da cooperação, diversos estudos apontam que há um baixo aproveitamento pelo setor produtivo dos conhecimentos produzidos pelas universidades. Nesta perspectiva, este trabalho teve por objetivo identificar os fatores críticos da Transferência de Tecnologia entre a Universidade Federal de São João del-Rei e a Universidade Federal de Juiz de Fora, de modo a verificar a influência desses fatores no desempenho do processo. Adotou-se a abordagem qualitativa de cunho descritivo e analítico, por meio do estudo de caso, usando da pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas junto aos coordenadores e servidores dos Núcleos de Inovação Tecnológica e pesquisadores envolvidos em patentes e transferência de tecnologia. Os resultados encontrados evidenciam que a transferência de Tecnologia é algo, ainda, complexo para as universidades estudadas, enfrentando uma série de barreiras, entre os quais se destacam a burocracia; a rotatividade no NITs; a ausência de equipe multidisciplinar para busca de anterioridade e redação da patente. Entretanto, é possível verificar que o perfil ativo de alguns pesquisadores e seu Know-how têm contribuído no processo de transferência de tecnologia, pois esses fatores tem favorecido o relacionamento, a comunicação e a confiança entre a Universidade e o Setor Produtivo auxiliando na diminuição das diferenças culturais.

Presidente - 1211816 - FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
Interna - 1354698 - DANIELA MARTINS DINIZ
Externo à Instituição - JOAO INACIO SOLETTI - UFAL
Externo à Instituição - EDÍLSON HÉLIO SANTANA - CEFET-MG