Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE DE SANTANA

DISCENTE : DANIELE DE SANTANA
DATA : 29/04/2022
LOCAL: google meet

VITRINE TECNOLÓGICA: ESTRUTURAÇÃO E IMPORTÂNCIA NA APROXIMAÇÃO UNIVERSIDADE/EMPRESA

Inovação; vitrine tecnológica; desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia.

A sociedade atual vive em constante mudança em decorrência da globalização e da grande competitividade. Devido a este fato, a inovação tecnológica assume uma posição de destaque. Por ser uma ferramenta capaz de reduzir a dependência tecnológica e gerar valor, a inovação tecnológica é uma maneira de impulsionar o desenvolvimento econômico de um país.

As Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) podem ser consideradas como fundamentais no processo da inovação tecnológica, uma vez que um número significativo de inovações surge a partir delas. Tão importante como produzir novas tecnologias a divulgação e propagação desses conhecimentos são necessários.

A Vitrine Tecnológica (VT) é responsável por divulgar as tecnologias desenvolvidas pelas instituições de forma simples, com baixo custo e grande alcance. Valendo-se de ferramentas multimidias, contribui para a aproximação universidade-empresa-sociedade e, em ultima instância, para a transferência de tecnologia (TT) desenvolvida nas ICTs para o setor produtivo.

O presente trabalho tem como objetivo avaliar o papel da VT das instituições públicas que figuram entre as  primeiras colocações no Ranking de Depositantes Residentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), no período de 2017 a 2019. Trata-se de uma análise dos modelos de VT dessas instituições, assim como da possível correlação entre a forma de divulgação das tecnologias com um aumento da TT. Para isso, as VT de cada instituição selecionada serão acessadas na web, analisadas e comparadas segundo parâmetros como usabilidade, acessibilidade, interação, utilidade do conteúdo e adequação das informações.

Além disso, será aplicado um questionário semiestruturado por meio do Google Forms para uma amostra selecionada com base no Ranking de Depositante Residentes do INPI, visando conhecer melhor as VT de cada ICT selecionada.

Dessa forma, espera-se investigar o potencial das VT, quais as barreiras e dificuldades enfrentadas pelas ICTs na implantação e utilização dessa ferramenta, bem como se ocorre/ocorreu algum tipo de TT em virtude da utilização da VT.

Presidente - 2059999 - MARIANA CAMPOS DA PAZ LOPES GALDINO
Interno - 1675931 - PAULO AFONSO GRANJEIRO
Interno - 1367304 - ALEXSANDRO SOBREIRA GALDINO
Externo à Instituição - JOAO INACIO SOLETTI - UFAL