O ENSINO DE EQUAÇÕES COM A UTILIZAÇÃO DE UMA BALANÇA VIRTUAL QUE INCLUI A REPRESENTAÇÃO DE NÚMEROS NEGATIVOS
Ensino de Equações. Aprendizagem significativa. Balança de torque virtual. Números negativos em balança virtual.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicabilidade em sala de aula de uma balança de torque virtual, criada para representar de forma interativa uma equação do 1º grau. Basearemos a nossa análise na teoria da aprendizagem significativa, compreendendo a aquisição de conhecimento como um processo construtivo/individual e ao mesmo tempo, resultante de interações sociais amplas. Propusemo-nos, então, a adotar uma abordagem teórica que dialogue com o construtivismo piagetiano e o humanismo inspirado em Paulo Freire. Para o trabalho de campo, foram envolvidos 112 alunos de quatro turmas de 9º ano da E. E. João Gonçalves Neto. A balança de torque virtual, enquanto permite a manipulação de pesos de valores positivos e negativos, visa contribuir com o ensino do método formal de resolução de equações, o qual consiste em realizar operações compensatórias em ambos os lados da equação. Apesar do interesse gerado pelo uso do modelo de equilíbrio e as suas possibilidades, e mesmo levando em conta o empenho em aprender dos alunos envolvidos no estudo, a análise do raciocínio desenvolvido e dos resultados nas avaliações sugere que os alunos expressaram uma defasagem acentuada no domínio de habilidades que, supostamente,deveriam ter sido consolidados em etapas anteriores. Neste sentido, dificuldades nas operações básicas de adição e subtração com números decimais foram constatadas. Mesmo reconhecendo tais dificuldades, nosso trabalho traz indícios de resultados animadores obtidos pelo uso da ferramenta aqui analisada.