Banca de DEFESA: CARLOS EUGENIO LOURENÇO CAMPOLINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS EUGENIO LOURENÇO CAMPOLINO
DATA : 18/02/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Teleconferência
TÍTULO:
A Matemática na construção de um aeromodelo elétrico com fins educacionais

PALAVRAS-CHAVES:
Projeto pedagógico, aeromodelo elétrico,  superfícies regradas.

PÁGINAS: 32
RESUMO:
Como professor de matemática do ensino fundamental e médio, lecionei em  escola particular durante $19$ anos e em escola pública da rede estadual,  onde hoje sou professor efetivo. Além disso, atualmente também leciono no ensino superior.  Durante esse tempo, implementei diversas vezes o projeto pedagógico aeromodelo, um trabalho em grupo de poucos alunos, onde eles construíam um pequeno planador de isopor sem controle remoto com isopor comum. Durante esses anos era possível observar que os estudantes despertavam o interesse em fazer um projeto mais complexo e  interessante. Neste trabalho, pretendemos apresentar um roteiro pedagógico em que os alunos vão construir um aeromodelo elétrico de forma mais simples possível, mas com uma complexidade maior, dentro da sala de aula, com as explicações sobre o passo a passo a ser desenvolvido.  Os alunos, em geral, interessam-se em entender todo o processo da construção até o voo.  Vamos aproveitar esse interesse para introduzir alguns conceitos de geometria, que aparecem naturalmente no processo de construção. Nosso enfoque será na construção e descrição da asa que, nesse caso, é uma superfície regrada. Iremos aproveitar, portanto, o aparelho desenvolvido para construir a asa para construir outras superfícies regradas e fazer a sua descrição. Utilizaremos também outros materiais como bambu, arame, madeira e  fita adesiva  para mostrar essas superfícies para os estudantes  de forma clara.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1554970 - RICARDO DE CARVALHO FALCAO
Interno - 1673925 - JOSE ELOY OTTONI
Externo à Instituição - ROBSON LUIZ SANTOS - UFV
Notícia cadastrada em: 31/01/2022 09:15
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2022 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03