Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.24)
Código: PPGPSI0030
Nome: RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SAÚDE MENTAL
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Não
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Bases históricas e aspectos teóricos do campo de pesquisa das habilidades sociais: principais modelos explicativos. Definições, conceitos e componentes da competência social. Métodos e instrumentos de medida. Relações entre a competência social, ansiedade, auto-estima, locus de controle e suas consequências para a saúde mental.
Referências: ARGYLE, M. e TROWER,P. Tu e os outros. Formas de comunicação. São Paulo: harper e Row do Brasil, Ltda, 1981. BANDEIRA, M, DEL PRETTE,Z. e DEL PRETTE,A. Estudos sobre Habilidades Sociais e relacionamento interpessoal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. BRYANT, B. e TROWER, P. Social difficulty in a student sample. British Journal of Educational Psychology, 44, 13-21, 1974. DEL PRETTE, Z. e DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. DEL PRETTE, Z. E DEL PRETTE, A. Psicologia das Relações Interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Editora Vozes, 2001. FALCONE, E. Habilidades sociais e ajustamento: o desenvolvimento da empatia. In: Sobre Comportamento e Cognição, vol. 5, Santo Andre: Editora SET, 2000. FENG, H. E CARTLEDGE, G. Social skill assessment of inner city asian, African, and European American students. School. Psychology Review, 25, N.2, 228-239, 1996. GALLOIS, C. The Language and communication of emotion. American Behavioral Scientist, vol. 36, N.3, p. 309-338, 1993. HALFORD, K. E., FODDY, M. Cognitive and social skills correlates of social anxiety. British Journal of Clinical Psychology, 21, 17-28, 1982. O'DONOHUE, W. E., KRASNER, L. Handbook of psychological skills training: clinical techniques and applications. NovaYork: Allyn and Bacon, 1995. OTTA, E. O sorriso e seus significados. Petrópolis: Vozes, 1994. ROSE-KRASNOR,L. The nature of social competence: a theoretical review. Social Develoment, 6, 1, 111-135, 2000. SEGRIN, C. Social skills deficits associated with depression (379-403. Clinical Psychology Review, vol. 20, N.3, pp. 379-403, 2000. STRAHAN, E. E. CONGER, A. Social anxiety and its effects on performance and perception. Journal of Anxiety Disorders, vol.12, 293-305, 1998.

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02 v4.2.9_s.236