Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.24)
Código: PPGPSI0033
Nome: TEORIA E INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE MENTAL
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conceitos básicos e estratégias de investigação em saúde mental, enfocando os delineamentos de pesquisa, validade interna e externa de uma pesquisa, principais vieses a serem controlados, amostragens probabilísticas e não-probabilísticas, métodos de coleta de dados, pesquisa de levantamento, pesquisa avaliativa somativa e formativa em saúde mental. Instrumentos de medida em saúde mental e suas qualidades psicométricas. Princípios da elaboração e adaptação dos instrumentos de medida em saúde mental.
Referências: Andrade, L.H. et al. (2012). Mental disorders in megacities: Findings from The São Paulo Megacity Mental Health Survey, Brazil. PLoS ONE, 7 (2), e31879. www.plosone.org. Bandeira, M. & Silva, M.A. (2012). Escala de satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental (SATIS-BR): Estudo de validação. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 61 (03). Camilo, C.A., Bandeira, M., Leal, R.M.A.C., & Scalon, J.D. (2012). Avaliação da satisfação e sobrecarga em um serviço de saúde mental. Ciência e Saúde Coletiva, 20 (1): 82-92. Contandriopoulos, A. P.; Champagne, F., Potvin,L.; Denis, J.O; Boyle, P. (1994). Saber Preparar uma pesquisa. São Paulo: Editora Hucitec Abrasco. Cozby, P.C. (2003). Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. São Paulo: Editora Atlas. Faschel, J.M.G. E Camey, S. (2003). Avaliação psicométrica: a qualidade das medidas e o entendimento dos dados. In: J.A.Cunha. Psicodiagnóstico. São Paulo: Artmed, cap. 14, p 158-170. Guillemin, F.; Bombardier,C E Beaton, D. (1993). Cross-cultural adaptation of health-related quality of life measures: literature review and proposed guidelines. J. Clin Epidemiol. 46 (12), 1217-1432. Kabir, T. & Wykes, T. (2010). Measures of outcomes that are valued by services users. In: C. Thornicroft & M. Tansella (Org.). Mental Health Outcome measures. (pp.3-14). Glasgow: Bell & Bain Limited. Terceira edição. Kilbourne, A.M., Kayser, D., & Pincus, H.A.(2010). Challenges and opportunities in measuring the quality of mental health care. Canadian Journal of Psychiatry; 55 (9): 549–557. Mello, M.F., Mello,A.A.F. E Kohn,R (Orgs.) (2007). Epidemiologia da Saude Mental no Brasil. Porto Alegre: ArTmed. Pasquali, L. (2003). Psicometria: Teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Editora Vozes. Pirkis, J. & Callaly, T. (2010). Mental health outcome measurement in Austrália. In: T. Trauer (2010). Outcome measurement in Mental Health: Theory and Practice. Cambridge: University Press. Roberts,A.R. E, & Yeager,K.R.(2004). Evidence-based Practice Manual: Research an Outcome Measures in Health and Human Services. Oxford: University Press. Selltiz-Wrightsman-Cook-Kidder (1987). Métodos de pesquisa nas relações sociais: Delineamentos de pesquisa. v. 1., 2 ed.. São Paulo: E.P.U. (Editora Pedagogia Universitária Ltda.)Editora da USP. Salvador-Carulla, L. & Gonçalves-Caballero, J.L. (2010). Assessment instruments in mental health: description and metric properties. In: C. Thornicroft & M. Tansella. Mental Health Outcome measures. 3rd ed. (pp. 28-62). Glasgow: Bell & Bain Limited. Smith, Michael J. (2004). Process and Outcome evaluations. In: A. R. Roberts e K.R. Yeager. Evidence-based Practice Manual: Research an Outcome Measures in Health and Human Services. Oxford: University Press. Thornicroft, G., & Tansella, M. (2010). Boas práticas em saúde mental comunitária. Barueri: Editora Manole. Thornicroft,G. & M. Tansella (2010). Mental Health Outcome Measures. Londres: RCPsych Publications. Trauer,T. (2010). Outcome measurement in Mental Health: Theory and Practice (pp. 1-11). Cambridge: University Press. Vallerand (1989). Vers une methodologie de validation tran-sculturelle de questionnaires psychologiques: implications pour la recherche en langue française. Canadian Psychology, 30 (4), 662-680. Cursos

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