Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 01 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.24)
Código: PPGPSI0040
Nome: PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS E TENDÊNCIAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PSICOLOGIA (EPIS)
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ERE20040 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discussão e aprofundamento das discussões sobre os pressupostos e tendências que orientam o trabalho do pesquisador em Psicologia: pressupostos ontológicos, epistemológicos, e em relação à natureza humana e aos aspectos metodológicos. Pressupostos ontológicos: nominalismo e realismo. Pressupostos epistemológicos e suas relações com as concepções sobre a natureza humana e as escolhas metodológicas.
Referências: Bibliografia Básica Abib, J. A. D. (2009). Epistemologia pluralizada e história da psicologia. Scientiae Studia, 7(2), 195-208. Bendassoli, P. F., Borges-Andrade, J. E., & Malvezzi, S. (2010). Paradigmas, eixos temáticos e tensões na PTO no Brasil. Estudos de Psicologia (Natal), 15(3), 281-289. Bendersky, C. & McGinn, K. L. (2010). Perspective – open to negotiation: Phenomenological assumptions and knowledge dissemination. Organization Science, 21(3), 781-797. Bowers, T. D. (2011). Towards a framework for multiparadigm multimethodologies. Systems Research and Behavioral Science, 28, 537-552. Burrell, G. & Morgan, G. (1979). Sociological paradigms and organisational analysis: Elements of the sociology of corporate life. UK: Heinemann Educational Books. Deetz, S. (1996). Describing Differences in Approaches to Organization Science: Rethinking Burrrel and Morgan and Their Legacy. Organization Science, 7(2), 191-207. Dubin, R. (1978). Theory Development. New York: Free Press. Jackson, M. C. (2010). Reflections on the development and contribution of critical systems thinking and practice. Systems Research and Behavioral Science, 27, 133-139. Khun, T. (2006). A estrutura das revoluções científicas (B. V. Doeira & N. Boeira, Trad.). (9a ed.). (Debates; 115). São Paulo: Editora Perspectiva. Osigweh, C. A. B. (1989). Concept fallibility in organizational science. Academy of Management. The Academy of Management Review, 14(4), 579-594. Popper, K. R. (1969). Conjectures and refutations: The growth of scientific knowledge. London: Routledge & Kegan Paul. Whetten, D. A. (2003). O que constitui uma contribuição teórica? RAE – Revista de Administração de Empresas, 43(3), 69-73. Bibliografia Complementar Pesquisas recentes que discutem os temas da disciplina publicadas preferencialmente em periódicos Qualis. OBSERVAÇÃO: Esta disciplina deverá ser oferecida em forma de mesas-redondas organizadas pelos doutorandos, sob orientação dos diversos docentes do doutorado, contemplando todos os aspectos previstos na ementa. Os doutorandos terão papel ativo nas mesas-redondas e poderão ser convidados pesquisadores de outros programas e cursos para enriquecer e aprofundar os debates. As mesas-redondas serão abertas ao público (alunos de mestrado, graduação e público em geral).
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ERE20040 - PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS E TENDÊNCIAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PSICOLOGIA ERE2
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ERE20040 ) ATIVO 05/08/2019

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02 v4.2.9_s.317