Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.24)
Código: PPGPSI0042
Nome: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE (SEMD)
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ERE20042 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Saberes docentes e práticas pedagógicas no ensino superior. Didática do Ensino Superior e Tecnologias da Informação. Dimensões dos atos de planejar e avaliar no ensino superior. A ética na docência. OBSERVAÇÃO: Deverá ser cursada de forma simultânea à atividade de Estágio Docente.
Referências: Bibliografia Básica Anastasiou, L. G. C., & Alves, L. P. (Orgs.). (2004). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille. Libâneo, J. C. (1991). Didática. São Paulo: Cortez. Marin, A. J. (Coord.). (2005). Didática e trabalho docente. 2ed. Araraquara: JM Editora. Pimenta, S. G., & Anastasiou, L. G. C. Docência no ensino superior, v. 1. São Paulo: Cortez. Vasconcelos, C. S. (2002). Construção do conhecimento em sala de aula. 13ed. São Paulo: Libertad. Veiga, I. P. A. (1989). A prática pedagógica do professor de didática. 6ed. Campinas: Papirus. Bibliografia Complementar Abreu, M. C. T., & Masetto, M. T. (1980). O professor universitário em sala de aula: prática e princípios teóricos. S.Paulo, Cortez. Tardif, M., & Lessard, C. O. (2005). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro-Vozes.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ERE20042 - SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE ERE2
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ERE20042 ) ATIVO 26/09/2019

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01 v4.2.9_s.236