Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 12 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.24)
Código: PPGPSI0075
Nome: HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conceitos de comportamento social, habilidades sociais e competência social. Processos de aprendizagem das habilidades sociais: modelos explicativos. Fatores associados aos déficits em habilidades sociais. Relações entre habilidades sociais, desempenho acadêmico e desenvolvimento infantil. Avaliação e intervenção em habilidades sociais no contexto da infância e adolescência.
Referências: Básica Baptista, M. N. et. al. (Orgs.) (2019). Compêndio de avaliação psicológica. Petrópolis, Editora Vozes. Del Prette, A. & Del Prette, Z .A. P. (2009). Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações. Petrópolis. Editora Vozes. Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (1999). Psicologia das habilidades sociais: Terapia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes. Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2005) Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes. Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2017) Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico- prático. Petrópolis: Vozes. Complementar Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos. Cordier, R., Speyer , R., Chen, Y-W., Wilkes-Gillan, S., Brown, T., Bourke-Taylor, H., et al. (2015). Evaluating the psychometric quality of social skills measures: A systematic review. PLoS ONE 10 (7) :e0132299. Gresham, F.M. (2016). Social skills assessment and intervention for children and youth. Cambridge Journal of Education, 46 (3), pp. 319-332. Nangle, D. W., Hansen, D. J., Erdley, C. A., & Norton, P. J. (Eds.). (2009). Practitioner's guide to empirically based measures of social skills. Springer Science & Business Media.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ERE20075 - HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ERE2

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03 v4.2.9_s.236