Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (13.41)
Código: ACE0002
Nome: TÓPICOS VARIADOS EM PROCESSOS E POÉTICAS ARTÍSTICAS - ENCENAÇÃO E PEDAGOGIA: A POÉTICA DE TADASHI SUZUKI
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Não
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A presente disciplina propõe aprofundar questões no campo da teoria e da prática dos processos e das poéticas artísticas cênicas – o teatro, a performance, a dança - na contemporaneidade.
Referências: CAMPOS, Haroldo de. O charme sutil de Hagoromo. In Hagoromo de Zeami. O charme sutil. P. 11 a 27. SP: Estação Liberdade, 2005. Em pdf. CAPUTO. Flavio dos Reis. Semente, estrutura, composição. Os três caminhos de Zeami para a criação de uma peça nô. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Depto. de Letras Orientais. 2016. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-21122016-132043/publico/2016_FlavioDosReisCaputo_VCorr.pdf KUSANO, Darci Yasuco. Os Teatros Bunraku e Kabuki: Uma Visada Barroca. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 1993. ___________________. Teatro tradicional japonês. https://fjsp.org.br/site/wp-content/uploads/2013/03/teatro_tradicional_japones.pdf __________________. Tradição e vanguarda no teatro japonês. Revista USP. n. 27 (1995): BRASIL- JAPÃO / Dossiê. http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/28350 LEPECKI, André. Planos de composição. Criações e conexões. Cartografia. Rumos Itaú Cultural. Dança, 2009-2010. https://issuu.com/itaucultural/docs/rumos_danca_criacoeseconexoes LYOTARD, Jean-François. O dente, A palma. Tradução do inglês Humberto Issao Sueyoshi. Revisão Tatiana Perez Toledo. Sala aberta. In: Sala Preta, vol. 11, n. 1, dez 2011, p. 139-146. http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57471 NAGAI, Ângela Mayumi. Olhos, ouvidos e ossos: percepções da luz e do som no teatro Nô. Sala Preta. v. 15 n. 2 (2015) http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/103290 OKANO, Michiko. Ideograma como Metáfora da Cultura Japonesa e Seus Processos de Significação. Dissertação de Mestrado, PUC-SP/Comunicação e Semiótica, 2002. ______________. MA: Entre-espaço da Comunicação no Japão. Um estudo Acerca dos Diálogos entre Oriente e Ocidente. Tese (Doutorado), Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, 2007. file:///C:/Users/juclo/AppData/Local/Temp/Michiko%20Okano.pdf _______________. Ma: a estética do “entre”. Revista USP. n. 100 (2014): Educação http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76178 QUILICI, Cassiano Sydow. O Treinamento do Ator/Performer: Repensando o “Trabalho Sobre Si” a Partir de Diálogos Interculturais. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas. v. 2 n. 19 (2012): Corpo e movimento. https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102192012015  ____________________. O CONCEITO DE “CULTIVO” E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO ATOR-PERFORMER. POSTADO POR ESPAÇO SERGIP. EM JULHO 2, 2019. por Cassiano Quilici (texto publicado no livro “O ator-performer e as poéticas da transformação de si” , ed. Annablume, 2015) https://espacosergipe.com.br/2019/07/02/o-conceito-de-cultivo/

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