Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.24)
Código: PPGPSI1010
Nome: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE GÊNERO E RAÇA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Não
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O campo dos estudos pós-coloniais. Decolonialidade e produção de conhecimento. Perspectivas decoloniais do Sul: revisitando os conceitos de gênero e raça.
Referências: Anzaldúa, Gloria. (2005). La conciencia de la mestiza: rumo a uma nova consciência. Estudos Feministas, 13(3), 704-719. Collins, Patrícia Hill. (2016). Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Revista Sociedade e Estado, 31(1), 99-127. Curiel, Ochy. (2019). Crítica pós-colonial a partir das práticas políticas do feminismo antirracista. Revista de Teoria da História, 22(2), 231-245. Dussel, Enrique. (2016). Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado, 31(1), 51-73. Grosfoguel, Ramón. (2016). A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, 31(1), 25-49. Lugones, María. (2014). Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas, 22(3), 935-952. Mahmood, Saba. (2006). Teoria feminista, agência e sujeito liberatório: algumas reflexões sobre o revivalismo islâmico no Egipto. Etnográfica, 10(1), 121-158. Oyěwùmí, Oyèrónké. (2004). Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas. Codesria Gender Series, 1, 1-8. Paredes Carvajal, Julieta. (2020). Uma ruptura epistemológica com o feminismo ocidental. In: Hollanda, Heloísa Buarque de. Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo. Spivak, Gayatri. (2010). Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG.

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