Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES (13.09) |
Código: |
PPEDU0039 |
Nome: |
BRUNO LATOUR, A TEORIA ATOR-REDE E OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO. |
Carga Horária Teórica: |
15 h. |
Carga Horária Prática: |
15 h. |
Carga Horária Total: |
30 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Não |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
A disciplina apresenta e discute o léxico e o quadro teórico-metodológico da obra de Bruno Latour e da teoria ator-rede. A partir da topologia da rede, analisa os processos e as relações de produção e circulação do conhecimento, o fenômeno da cognição e as mediações. Especial atenção será dada às relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Investigando a consequência da Teoria Ator-Rede de que métodos não somente descrevem a realidade, mas que são performativos, criando a própria realidade, analisa os conceitos de políticas ontológicas e realidades colaterais e estende um olhar crítico sobre a natureza das relações entre conhecimento, autoridade, poder, reconhecimento, objetividade e verdade. A partir deste quadro teórico-metodológico extraem-se consequências para o campo da pesquisa da Educação. |
Referências: |
Callon, M.; Lascoumes, P. and Barthe, Y. Acting in an uncertain world. Cambridge: MIT Press, 2011.
Latour, B. Ciência em ação. São Paulo: UNESP, 2000.
Latour, B. A esperança de pandora. Bauru: EDUSC, 2001.
Latour, B. Reagregando o Social. Uma introdução à teoria ator-rede. Salvador/Bauru: EDUFBA/EDUSC
Mol, A. The Body Multiple‬: ‪Ontology in Medical Practice. Durham: Duke University Press
Rubio, F. D. and Baert, P. The politics of knowledge. Pp. 1-10. London: Routledge, 2012. |
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