Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 12 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (13.11)
Código: PGENF2002
Nome: O CUIDAR EM ENFERMAGEM E EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O processo de cuidar em Enfermagem. Teorias de Enfermagem. Práticas de cuidar em Enfermagem e Saúde no processo saúde-doença dos grupos humanos. O cuidar em saúde e a humanização e integralidade do cuidado. Segurança do Paciente com dimensão da qualidade da assistência à saúde. Metodologias inovadoras no processo de ensino do cuidar. Tecnologias aplicáveis às práticas de cuidar em Enfermagem.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1. BERBEL N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Interface: Com Saúde Educ. v.2, n.1, p. 139-54, 1998. 2. BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano - compaixão da terra. Petrópolis: Vozes, 1999. 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Humaniza SUS- Política Nacional de Humanização. Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Disponível em: HTTP:/www.saude.gov.br. 4. MELO, F. N. P; DAMASCENO, M. M. C. A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios.Rev. esc. enferm. USP. vol.40, n.4, pp. 563-569, 2006. 5. JULIANI, C. M. M C. M; KURCGANT, P. Educational software for scheduling nursing personnel: elaboration, development and application through the internet.Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 15, n. 4, Aug. 2007. CORRADI MI, SILVA SH, SCALABRIN EE. Objetos virtuais para apoio ao processo ensinoaprendizagem do exame físico em enfermagem. Acta paul. enferm. v.24, n.3, p. 348-53, 2011. 6. HORTA WA. Processo de enfermagem. São Paulo (SP): EPU; 2005. 7. LEOPARDI, MT. Teorias de enfermagem. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998. 8. PERES HHC. O ser docente frente ao mundo da informática: um olhar na perspectiva da fenomenologia social. [Doutorado]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem; 2001. 9. POTTER, PA; PERRY, AG. Fundamentos de Enfermagem. Conceitos, Processo e Prática. Traduzido por Cruz, ICF; Lisboa, MTL; Machado, WCA. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2000. 10. WALDOW VR. Cuidar expressão humanizadora da enfermagem.Petrópolis (RJ): Vozes; 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. GODOY SA. Recursos tecnológicos e ensino individualizado. In: Moreira DA. Didática do ensino superior: técnica e tendências. São Paulo (SP): Pioneira Educação; 1997. p. 101-13. 2. KENSKI VM. Novas tecnologias na educação presencial e à distância. In: Alves L, Nova C, organizadores. Educação à distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura; 2003. p. 25-42. 3. WALDOW, VR. Cuidado humano: o resgate necessário. Porto Alegre: Sagra. 1998.

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