Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES (13.09)
Código: PPEDU0040
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Não
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O conceito de ciência. Ciências humanas. A educação como um campo científico. A pesquisa científica em educação. Projeto de pesquisa. Técnicas de produção de dados. Ética na pesquisa em ciências humanas.
Referências: Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Aníbal Quijano Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Maria Cecília Minayo GREEN, J.; DIXON, C. ZAHARLAK, A. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.42, p.13-79, 2005 MACEDO, Maria do Socorro A N. contribuições teórico-metodológicas para a pesquisa sobre letramento na escola. BOURDIEU, Pierre. Compreender. In BOURDIEU, P. A miséria do Mundo, Petrópolis: Vozes, 1997 (p. 693-713) ROCHA, Décio; DAHER, Maria Del Carmen; SANT’ANNA, Vera Lúcia de Albuquerque. A entrevista em situação de pesquisa acadêmica: reflexões numa perspectiva discursiva. Cuiabá. Polifonia, n.8, v.8, 2004. GATTI, Bernadete. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.1, p 11-30, 2004

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02 v4.2.9_s.279