Referências: |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1- BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São
Paulo: Edições 70, 2011. 279 p.
2- BLUMER, Herbet. A natureza do interacionismo simbólico. In: MORTENSEN, Charles (Org.)
Teoria da Comunicação: textos básicos. SP: Mosaico, 1980. p 87-104
3- DOBASHI, Beatriz et al. Saúde e Cidadania: as experiências do Brasil e do Quebec. André-Pierre
Contandriopoulos et al. (Org). Tradução de Santé et Citoyenneté. Campinas-SP: Saberes Editora, 2010.
4- FERREIRA, Maneta de Moraes; FERNANDES, Tania Maria; ALBERTI, Verena (Org.). [online].
História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000. 204p. Available from
SciELO Books <http://books.scielo.org>.
26
5- MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum: o compêndio da Sociologia Compreensiva. São
Paulo: Brasiliense, 2014. 294 p.
6- MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 2 ed. Saõ Paulo: Edições Loyola, 1998.
7- MICHAEL, Angrosino. Etnografia e observação participante. Coleção Pesquisa Qualitativa.
Tradução José Fonseca. Porto Alegre: Artmed. Disponível em:
https://books.google.com.br/books?hl=pt-
BR&lr=&id=slUfqvzo3Q8C&oi=fnd&pg=PA7&dq=etnografia&ots=QPr7SuYSv6&sig=MHV85LFjxI
dl9dmhvcStEdkk6wA#v=onepage&q=etnografia&f=false
8- MICHEL, Foucault. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2
de dezembro de 1970. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. 22 ed. São Paulo: Edições Loyola,
2012.
9- MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. saúde
coletiva, v. 17, n. 03, p. 621-626, 2012. Disponível em http: //www.scielo.br/pdf/csc/v17n3/v17n3a07>
10- Peirano, Mariza. A favor da etnografia. Mariza Peirano. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.
180 p.
11- POPPER, Karl Raimund. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. Tradução de
Milton Amado. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia. 1902.
12- SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
13- SANTOS, Sônia Maria dos; ARAÚJO, Osmar Ribeiro de. História oral: vozes, narrativas e textos.
Cadernos de História da Educação, n. 6, jan./dez. 2007. p. 191- 201. Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/282/289
14- STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa Qualitativa: Técnica e procedimentos para o
desenvolvimento da teoria fundamentada. 2ed. Porto Alegre: Artmed; 288p. 2008.
15- TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa [periódico na
Internet]. 2005 Set-Dez [acesso em 2007 Nov 28]; 31(3):443-6. Disponível em
http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf
16- ZILES, Urbano. Fenomenologia e teoria do conhecimento em Husserl. Rev. abordagem
gestalt., Goiânia, v. 13, n. 2, p. 216-221, dez. 2007. Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-
68672007000200005&lng=pt&nrm=iso>
17- YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5 ed. Editora Bookman, 2015. 290 p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1- CHARMAZ, Kathy. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise
qualitativa. Tradução Joice Elias Costa /Porto Alegre: Artmed, 2009. Disponível em:
https://books.google.com.br/books?id=offC0wDYzC4C&pg=PA25&dq=A+Teoria+Fundamentada+no
s+Dados+como+abordagem+interpretativa&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjFxqyAt-
HJAhUKC5AKHR8PCA0Q6AEIITAB#v=onepage&q=A%20Teoria%20Fundamentada%20nos%20D
ados%20como%20abordagem%20interpretativa&f=false
2- FRANCO, Maria Amélia Santoro. A pedagogia da pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, v. 31, n.
03, p. 483-502. set./dez.2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3.pdf
3- FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 15 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
4- MATOS, Juliana Silveira; SENNA, Adriana Kivanski. História oral como fonte: problemas e
métodos. In.: Historiae - Revista de História. Rio Grande: Instituto de Ciências Humanas e da
Informação, FURG, 2011, p. 95-108. Disponível em:
<http://www.seer.furg.br/index.php/hist/article/viewFile/2395/1286>
5- OLLAIK, Leila Giandoni; ZILLER, Henrique Moraes. Concepções de validade em pesquisas
qualitativas. Educ. Pesqui. [online]. 2012, vol.38, n.1, pp. 229-242. Epub Feb 09, 2012. ISSN 1517-
9702. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n1/ep448.pdf
6- ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed.
Campinas: Pontes, 1987.
27
7- ______. A incompletude do sujeito e quando o outro somos nós? In: ORLANDI, E. et al.
Sujeito e texto. São Paulo: Campinas, 1988. p. 9-16.
8- PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Ed da
Unicamp, 1975.
9- ______. Análise automática do discurso. In: GADET, F. Por uma análise automática do
discurso. 3. ed. São Paulo: Unicamp, 1997. p. 61-162.
10- ______. O discurso: estrutura ou acontecimento. 2. ed. Campinas: Pontes, 1990.
11- ROEHE, Marcelo Vial. Uma abordagem fenomenológico-existencial para a questão do
conhecimento em psicologia. Estud. psicol. (Natal), v. 11, n. 2, p. 153-158, Aug. 2006 . Available
from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
294X2006000200004&lng=en&nrm=iso>
12- SANTOS, Fernanda Marsaro dos. Análise de Conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Rev Eletr
Educ; v.6, n.1, 2012. Resenhas ISSN 1982-7199. Disponível em:
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/291/156
13- SILVA, Jovânia Marques de Oliveira; LOPES, Regina Lúcia Mendonça; DINIZ, Normélia Maria
Freire. Fenomenology. Rev Bras Enferm, v. 61, n. 2, p. 254-257, 2008. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n2/a18v61n2.pdf |