Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (13.11)
Código: PGENF2008
Nome: PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE: FUNDAMENTOS, REFERENCIAIS METODOLÓGICOS E TEÓRICOS, INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo dos fundamentos e das concepções metodológicas e teóricas da pesquisa qualitativa. Discussão dos diferentes métodos, referenciais teóricos e técnicas de análise dos dados utilizados na pesquisa qualitativa em Saúde e em Enfermagem.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1- BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. 279 p. 2- BLUMER, Herbet. A natureza do interacionismo simbólico. In: MORTENSEN, Charles (Org.) Teoria da Comunicação: textos básicos. SP: Mosaico, 1980. p 87-104 3- DOBASHI, Beatriz et al. Saúde e Cidadania: as experiências do Brasil e do Quebec. André-Pierre Contandriopoulos et al. (Org). Tradução de Santé et Citoyenneté. Campinas-SP: Saberes Editora, 2010. 4- FERREIRA, Maneta de Moraes; FERNANDES, Tania Maria; ALBERTI, Verena (Org.). [online]. História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000. 204p. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>. 26 5- MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum: o compêndio da Sociologia Compreensiva. São Paulo: Brasiliense, 2014. 294 p. 6- MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 2 ed. Saõ Paulo: Edições Loyola, 1998. 7- MICHAEL, Angrosino. 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Estudo de caso: planejamento e métodos. 5 ed. Editora Bookman, 2015. 290 p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1- CHARMAZ, Kathy. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Tradução Joice Elias Costa /Porto Alegre: Artmed, 2009. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=offC0wDYzC4C&pg=PA25&dq=A+Teoria+Fundamentada+no s+Dados+como+abordagem+interpretativa&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjFxqyAt- HJAhUKC5AKHR8PCA0Q6AEIITAB#v=onepage&q=A%20Teoria%20Fundamentada%20nos%20D ados%20como%20abordagem%20interpretativa&f=false 2- FRANCO, Maria Amélia Santoro. A pedagogia da pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 03, p. 483-502. set./dez.2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3.pdf 3- FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 15 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000. 4- MATOS, Juliana Silveira; SENNA, Adriana Kivanski. História oral como fonte: problemas e métodos. In.: Historiae - Revista de História. 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