Referências: |
BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. New York: Dover Publications, 1987.
DAVIE, Cedric Thorpe. Musical Structure and Design. New York: Dover Publications, Inc., 1966.
DIAS, Sérgio. Sobre a existência, nas Minas Gerais, de uma escola de compositores setecentistas. Rio de Janeiro: Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Conservatório Brasileiro de Música, 1992. Dissertação de mestrado.
FERNANDES, Cristina. Devoção e Teatralidade: As Vésperas de João de Souza Vasconcelos e a prática litúrgico-musical no Portugal pombalino. Prefácio de Rui Vieira Nery. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa: Edições Colibri, 2005.
FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Os Responsórios do Sábado Santo (VII.11) de David Perez (1711-1788) uma análise estilística. Debates. UNIRIO, n.16, p. 1-31, jun. 2016.
GJERDINGEN, Robert O. Music in the Galant Style. Oxford / New York: Oxford University Press, 2007.
HEARTZ, Daniel. Music in European Capitals: The Galant Style 1720 1780. New York / London: W. W. Norton e Company, 2003.
HEARTZ, Daniel. Haydn, Mozart and the Viennese School. New York / London: W. W. Norton e Company, 1995.
LARUE, Jan Guidelines for style analysis. New York/London, W.W. Norton and Company, 1970.
LESTER, Joel. Compositional Theory in the Eighteenth Century. Harvard University Press, Cambridge. London. Third printing, 1996.
NATTIEZ, Jean-Jacques. REIS, Sandra Loureiro de Freitas (Trad.). A comparação das análises sob o ponto de vista semiológico (a propósito do tema da Sinfonia em Sol menor, K 550, de Mozart). Per Musi - Revista de Performance Musical, Belo Horizonte, vl.8, julho / dezembro, p. 5-40, 2003.
RATNER, Leonard G. Eighteenth-century theories of musical period structure. The Musical Quarterly, Vol. XLII, No. 4, (October, 1956). New York: Ams Reprint Company, 1956, pp. 439 454.
ROSEN, Charles. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven. New York / London: W. W. Norton e Company, 1972.
STEIN, Leon. Structure e Style: the study and analysis of musical forms. Expanded Edition. Van Nuys, CA: Alfred Publisching Co., 1979.
BEHAGUE, Gerard. Música barroca mineira: problemas de fontes e estilística. Universitas no. 2, janeiro, abril. Salvador: UFBA, 1969.
CASTAGNA, Paulo. As claves altas na prática musical religiosa paulista e mineira dos séculos XVIII e XIX. Per Musi - Revista de Performance Musical, Belo Horizonte, vl.3, p. 27-42, 2001.
CASTAGNA, Paulo. O estilo antigo na prática musical religiosa paulista e mineira dos séculos XVIII e XIX. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP Universidade de São Paulo, 2000. 3 vol. Tese de doutoramento.
CASTAGNA, Paulo. Níveis de Organização na Música Religiosa Católica dos Séculos XVIII e XIX. In: I COLÓQUIO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA E EDIÇÃO MUSICAL; Perspectivas metodológicas da arquivologia e da edição musical no Brasil. 2003, Mariana. Anais ... p.2 (No prelo).
CROWL, Harry. A influência da ópera italiana na produção musical religiosa portuguesa e brasileira no século XVIII e nas primeiras décadas do século XIX. Barroco, Belo Horizonte, no. 17, p. 127-137, 1993/6.
CRESPO FILHO, Silvio. O Himno a 4 de Marcos Coelho Netto Uma Análise. In: Revista Música. São Paulo (2): 69-78, nov. 1990.
LANGE, Francisco Curt. Archivo de Musica Religiosa de La Capitania Geral das Minas Gerais Siglo XVIII. Mendonza: Universidade de Cuyo, 1951.
MEYER, Leonard Bernstein. Style and Music: Theory, history, and ideology. Philadelphia. University of Pennsylvania Press, 1989.
|