Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 01 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (13.50)
Código: PPGMUSI0037
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM MÚSICA BRASILEIRA
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Não
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo dos procedimentos técnicos nas diferentes formas e gêneros da música produzida no Brasil e sua conexão com seus contextos históricos. História da música brasileira. Análise estrutural das músicas e suas relações com o contexto social brasileiro. Seminários sobre textos dedicados à análise de obras. Aplicação de ferramentas analíticas para a crítica da música e suas correlações sociais.
Referências: BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. New York: Dover Publications, 1987. DAVIE, Cedric Thorpe. Musical Structure and Design. New York: Dover Publications, Inc., 1966. DIAS, Sérgio. Sobre a existência, nas Minas Gerais, de uma escola de compositores setecentistas. Rio de Janeiro: Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – Conservatório Brasileiro de Música, 1992. Dissertação de mestrado. FERNANDES, Cristina. Devoção e Teatralidade: As Vésperas de João de Souza Vasconcelos e a prática litúrgico-musical no Portugal pombalino. Prefácio de Rui Vieira Nery. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa: Edições Colibri, 2005. FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Os Responsórios do Sábado Santo (VII.11) de David Perez (1711-1788) – uma análise estilística. Debates. UNIRIO, n.16, p. 1-31, jun. 2016. GJERDINGEN, Robert O. Music in the Galant Style. Oxford / New York: Oxford University Press, 2007. HEARTZ, Daniel. Music in European Capitals: The Galant Style 1720 – 1780. New York / London: W. W. Norton e Company, 2003. HEARTZ, Daniel. Haydn, Mozart and the Viennese School. New York / London: W. W. Norton e Company, 1995. LARUE, Jan – Guidelines for style analysis. New York/London, W.W. Norton and Company, 1970. LESTER, Joel. Compositional Theory in the Eighteenth Century. Harvard University Press, Cambridge. London. Third printing, 1996. NATTIEZ, Jean-Jacques. REIS, Sandra Loureiro de Freitas (Trad.). A comparação das análises sob o ponto de vista semiológico (a propósito do tema da Sinfonia em Sol menor, K 550, de Mozart). Per Musi - Revista de Performance Musical, Belo Horizonte, vl.8, julho / dezembro, p. 5-40, 2003. RATNER, Leonard G. Eighteenth-century theories of musical period structure. The Musical Quarterly, Vol. XLII, No. 4, (October, 1956). New York: Ams Reprint Company, 1956, pp. 439 – 454. ROSEN, Charles. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven. New York / London: W. W. Norton e Company, 1972. STEIN, Leon. Structure e Style: the study and analysis of musical forms. Expanded Edition. Van Nuys, CA: Alfred Publisching Co., 1979. BEHAGUE, Gerard. Música “barroca” mineira: problemas de fontes e estilística. Universitas no. 2, janeiro, abril. Salvador: UFBA, 1969. CASTAGNA, Paulo. As claves altas na prática musical religiosa paulista e mineira dos séculos XVIII e XIX. Per Musi - Revista de Performance Musical, Belo Horizonte, vl.3, p. 27-42, 2001. CASTAGNA, Paulo. O estilo antigo na prática musical religiosa paulista e mineira dos séculos XVIII e XIX. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP – Universidade de São Paulo, 2000. 3 vol. Tese de doutoramento. CASTAGNA, Paulo. Níveis de Organização na Música Religiosa Católica dos Séculos XVIII e XIX. In: I COLÓQUIO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA E EDIÇÃO MUSICAL; Perspectivas metodológicas da arquivologia e da edição musical no Brasil. 2003, Mariana. Anais ... p.2 (No prelo). CROWL, Harry. A influência da ópera italiana na produção musical religiosa portuguesa e brasileira no século XVIII e nas primeiras décadas do século XIX. Barroco, Belo Horizonte, no. 17, p. 127-137, 1993/6. CRESPO FILHO, Silvio. O Himno a 4 de Marcos Coelho Netto – Uma Análise. In: Revista Música. São Paulo (2): 69-78, nov. 1990. LANGE, Francisco Curt. Archivo de Musica Religiosa de La Capitania Geral das Minas Gerais – Siglo XVIII. Mendonza: Universidade de Cuyo, 1951. MEYER, Leonard Bernstein. Style and Music: Theory, history, and ideology. Philadelphia. University of Pennsylvania Press, 1989.

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