Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 11 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (13.15)
Código: PPGEOG0040
Nome: ENSINO DE GEOGRAFIA: PESQUISAS E ABORDAGENS TEÓRICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Não
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A produção no campo do Ensino de Geografia, em programas de Pós-Graduação em Geografia no Brasil, no século XXI. Tendência, temas em foco e distribuição geográfica das pesquisas. Levantamento e reflexões teórico-metodológicas a partir de temáticas e abordagens específicas.
Referências: CAVALCANTI, L. de S. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de geografia no Brasil? Um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano de Geografia (Online). Goiânia, v. 36, n. 3, p. 399-419, set./dez. 2016. FONSECA, R.; SALVI, R. F.; TORRES, E. C. O estado da arte das pesquisas em dissertações de mestrado em ensino de geografia: contribuição para uma avaliação a partir das pesquisas nos programas nacionais de stricto sensu (2008 – 2012). Revista da Associação Nacional de Pós- graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege), v. 10, n.13, p.141-163, jan-jun.2014. LENCIONI, S. Linhas de pesquisa da pós-graduação em geografia. Mudanças, esquecimentos e emergência de (novos) temas. Revista da ANPEGE, v. 9, n. 11, p. 5-19, jan./jul. 2013. MORAES, J. V. de. As pesquisas em ensino de geografia no brasil: para onde devemos ir? Signos Geográficos, Goiânia-GO, V.1, 2019. PINHEIRO, A. C. O ensino de Geografia no Brasil. Goiânia: Editora Vieira, 2005. RAFAEL, P. H. de S. O ensino de geografia nos programas de pós graduação em geografia. São Paulo. XIII ENANPEGE. Anais..., 2019. GT 51 - Teoria e Método na Educação Geográfica. 2019. http://www.enanpege.ggf.br/2019/resources/anais/8/1565035726_ARQUIVO_Enanpege.pdf SILVA, J. B. da. A pesquisa e a produção geográfica. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, número especial, p. 135-146, out. 2011.

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa04.ufsj.edu.br.sigaa04 v4.2.9_s.303