Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES (13.09)
Código: PPEDU0044
Nome: TEORIA ATOR-REDE E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta disciplina se propõe a articular alguns conceitos e pensamentos de Bruno Latour com o campo da Educação. Em especial, no arcabouço teórico, metodológico e conceitual produzido por Latour e seus colaboradores que ficou conhecimento como a Teoria Ator-Rede. Tais relações serão analisadas a partir de estudos de produções de autores brasileiros e estrangeiros que se fundamentaram na obra latouriana para investigar questões específicas que compõem os ambientes educacionais. Assim, buscaremos compreender como esses referenciais contribuem para o entendimento da composição dos espaços sociomateriais educacionais, na produção de currículos e propostas de ensino, nos processos formativos e de ensino-aprendizagem, na produção de conhecimentos, subjetividade, materialidade, entre outros. Os referenciais de leitura e as atividades em sala de aula demandarão do discente um conhecimento prévio básico da obra latouriana com certo domínio de seu léxico e de seus conceitos fundamentais uma vez que é objetivo da disciplina entender os mecanismos de tradução do pensamento do autor para o campo educacional. A disciplina apresenta como objetivo a cobertura dos seguintes tópicos: 1. A Teoria Ator-Rede e o campo da Educação. 2. Conceito de Aprendizagem no pensamento latouriano. 3. Subjetividade e Materialidade na perspectiva sociomaterial. 4. Produção da sociomaterialidade dos espaços educacionais. 5. Processos e relações na produção do conhecimento. 6. As dimensões das associações, mediações e ações na Teoria Ator-Rede. 7. Proposição metodológica da Teoria Ator Rede no campo educação. 8. Dimensão da ação na Teoria Ator-Rede.
Referências:  Aula 1 – 09/03/2022 - Introdução ao curso. Programa e Cronograma. Divisão das apresentações.  Aula 2 – 16/03/2022 - BRANQUINHO, F. T. B.; LACERDA, K. D. de. A contribuição da Teoria Ator-Rede para as Pesquisas em Educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 49-67, Set./Dez. 2017.  Aula 3 – 23/03/2022 – FENWICK, Tara; EDWARDS, Richard. Networks of knowledge matters of learning, and criticality in higher education. Higher Education. 67. 10.1007/s10734-013-9639- 3. 2014.  Aula 4 – 30/03/2022 - LATOUR, B. How to Talk About the Body? The Normative Dimension of Science Studies. Body & Society, v. 10, n. 2-3, p. 205-229, 2004.  Aula 5 – 06/04/2022 - MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e Melo. Q. Discutindo a aprendizagem sob a perspectiva da teoria ator-rede. Educ. rev., Curitiba, n. 39, p. 177-190, Apr. 2011  Aula 6 – 13/04/2022 - SCHRAUBE, E., SØRENSEN, E. Exploring sociomaterial mediations of human subjectivity. Subjectivity 6, 1–11 (2013). https://doi.org/10.1057/sub.2012.30  Aula 7 – 20/04/2022 - SILVA, Patrícia; PRETTO, Nelson. Sociomaterialidade e Teoria Ator- Rede na Educação. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, V. 16, e8676, 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8676  Aula 8 – 27/04/2022 - SØRENSEN, E. A Minimal Methodology. In: SØRENSEN,, E. The Materiality of Learning: Technology and Knowledge in Educational Pratice. P. 1 – 29.  Aula 9 – 04/05/2022 - LATOUR, Bruno. Faturas/Fraturas: da noção de rede à noção de vínculo. Trad. Theophilos Rifiotis; Dalila Floriani Petry. ILHA. Vol 16, n. 2, p. 123-146. Ago/dez. 2015  Aula 10 – 11/04/2022 - SANTAELLA, L.; CARDOSO, T. O desconcertante conceito de mediação técnica em Bruno Latour. MATRIZes, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 167-185, 2015. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v9i1p167-185. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/100679. Acesso em: 31 jan. 2022.

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