Ementa/Descrição: |
Esta disciplina se propõe a articular alguns conceitos e pensamentos de Bruno Latour com o campo da
Educação. Em especial, no arcabouço teórico, metodológico e conceitual produzido por Latour e seus
colaboradores que ficou conhecimento como a Teoria Ator-Rede. Tais relações serão analisadas a partir
de estudos de produções de autores brasileiros e estrangeiros que se fundamentaram na obra latouriana
para investigar questões específicas que compõem os ambientes educacionais. Assim, buscaremos
compreender como esses referenciais contribuem para o entendimento da composição dos espaços
sociomateriais educacionais, na produção de currículos e propostas de ensino, nos processos formativos e
de ensino-aprendizagem, na produção de conhecimentos, subjetividade, materialidade, entre outros. Os
referenciais de leitura e as atividades em sala de aula demandarão do discente um conhecimento prévio
básico da obra latouriana com certo domínio de seu léxico e de seus conceitos fundamentais uma vez que
é objetivo da disciplina entender os mecanismos de tradução do pensamento do autor para o campo
educacional.
A disciplina apresenta como objetivo a cobertura dos seguintes tópicos:
1. A Teoria Ator-Rede e o campo da Educação.
2. Conceito de Aprendizagem no pensamento latouriano.
3. Subjetividade e Materialidade na perspectiva sociomaterial.
4. Produção da sociomaterialidade dos espaços educacionais.
5. Processos e relações na produção do conhecimento.
6. As dimensões das associações, mediações e ações na Teoria Ator-Rede.
7. Proposição metodológica da Teoria Ator Rede no campo educação.
8. Dimensão da ação na Teoria Ator-Rede.
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Referências: |
 Aula 1 09/03/2022 - Introdução ao curso. Programa e Cronograma. Divisão das apresentações.
 Aula 2 16/03/2022 - BRANQUINHO, F. T. B.; LACERDA, K. D. de. A contribuição da Teoria
Ator-Rede para as Pesquisas em Educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n.
3, p. 49-67, Set./Dez. 2017.
 Aula 3 23/03/2022 FENWICK, Tara; EDWARDS, Richard. Networks of knowledge matters
of learning, and criticality in higher education. Higher Education. 67. 10.1007/s10734-013-9639-
3. 2014.
 Aula 4 30/03/2022 - LATOUR, B. How to Talk About the Body? The Normative Dimension of
Science Studies. Body & Society, v. 10, n. 2-3, p. 205-229, 2004.
 Aula 5 06/04/2022 - MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e Melo. Q. Discutindo a
aprendizagem sob a perspectiva da teoria ator-rede. Educ. rev., Curitiba, n. 39, p. 177-190, Apr.
2011
 Aula 6 13/04/2022 - SCHRAUBE, E., SØRENSEN, E. Exploring sociomaterial mediations of
human subjectivity. Subjectivity 6, 111 (2013). https://doi.org/10.1057/sub.2012.30
 Aula 7 20/04/2022 - SILVA, Patrícia; PRETTO, Nelson. Sociomaterialidade e Teoria Ator-
Rede na Educação. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, V. 16, e8676, 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8676
 Aula 8 27/04/2022 - SØRENSEN, E. A Minimal Methodology. In: SØRENSEN,, E. The
Materiality of Learning: Technology and Knowledge in Educational Pratice. P. 1 29.
 Aula 9 04/05/2022 - LATOUR, Bruno. Faturas/Fraturas: da noção de rede à noção de vínculo.
Trad. Theophilos Rifiotis; Dalila Floriani Petry. ILHA. Vol 16, n. 2, p. 123-146. Ago/dez. 2015
 Aula 10 11/04/2022 - SANTAELLA, L.; CARDOSO, T. O desconcertante conceito de
mediação técnica em Bruno Latour. MATRIZes, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 167-185, 2015. DOI:
10.11606/issn.1982-8160.v9i1p167-185. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/100679. Acesso em: 31 jan. 2022. |