Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 12 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (13.41)
Código: PPGAC0019
Nome: TÓPICOS VARIADOS EM TREINAMENTOS E PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS: SOBRE MÚSICA E CENA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A presente disciplina pretende aprofundar questões acerca da Polifonia Cênica, mais especificamente lançando um olhar sobre a formação do ator a partir de estratégias que utilizem a influência de elementos vindos da linguagem musical.
Referências: AMALFI, Marcello. A macro harmonia da música do teatro. São Paulo: Giostri Editora, 2015. ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico. Rio de Janeiro. Editora UERJ, 2010. BARBA, Eugênio. A terra de cinzas e diamantes. São Paulo: Perspectiva, 2006. BARTHÉLÉMY, Yva. La voix libérée. Paris: Réponses, 2003. BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004. BONFITTO, Matteo. O ator compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002. BOSI, ECLEA. O tempo vivo da memória. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. CHASIN, Ibaney. O canto dos afetos: um dizer humanista. São Paulo: Perspectiva. 2004. EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2010. GRINBERG, Luiz Paulo. Jung: o homem criativo. São Paulo: FTD, 2003. GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. GROTOWSKI, Jerzy. FLASZEN, Ludwik. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva, 2010 GUINSBUG, J. Stanislavski, Meierhold & Cia. São Paulo: Perspectiva, 2008. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro. 2006. HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 1995. JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia: Guia Prático da Linguagem Sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 1997. JUNG, C. G. A Natureza da Psique. Petrópolis: Vozes, 1971. JUNG, C. G. O homem e os seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1964. JUNG, C. G. Psicologia do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1987. JUNG, C. G. Tipos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 1971. LARAIA, Roque de Barros. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001 LEJUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. MALETTA, Ernani. Atuação Polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. MARINIS, Marc

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03 v4.2.9_s.322