Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 15 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (13.19)
Código: PGHIS0082
Nome: HISTORIOGRAFIA: REFLEXÕES METODOLÓGICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Reflexões acerca das práticas da pesquisa histórica; debates acerca dos diversos usos de fontes; os usos políticos do passado; as memórias e suas relações com a história.
Referências: ANDRADE, Marcos Ferreira de. “Contam que houve uma porção de enforcados. E as cabeças espetadas nos postes”: literatura e oralidade na Revolta dos escravos de Carrancas (1833). Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 34, nº 74, p. 512-536, Set.-Dez. 2021. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/83733/80196 Acesso em 09 fev. 2023. BARROS, J. Cinema e História: considerações sobre os usos historiográficos das fontes fílmicas. Comunicação & Sociedade. Ano 32, no 55, p. 175-202, 2011. BRÜGGER, Silvia. Memórias Congadeiras e História Pública na região das Vertentes: Recordações e Trajetória Familiar do Capitão Prego. São João del Rei, artigo apresentado no Seminário Pós-Abolição e História Pública, realizado na UFSJ, 2019. CARVALHO, Marta Chagas e HANSEN, João Adolfo. Modelos culturais e representação: uma leitura de Roger Chartier. Varia História, Belo Horizonte, n. 16, set/96, p.7-14. 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