Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES (13.09)
Código: PPEDU0051
Nome: LINGUAGEM E DISCURSO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discurso e funcionamento discursivo nas pesquisas em Educação em Ciências. Leitura e escrita. Gêneros textuais. Produção de textos para Educação em Ciências.
Referências: ALMEIDA, M. J. P. M. de. Discursos da ciência e da escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. ALMEIDA, M. J. P. M; CASSIANI, S; OLIVEIRA, O. B. Leitura e escrita em aulas de Ciências: luz, calor e fotossíntese nas mediações escolares. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2008. BORSESE, A. Comunicación, lenguaje y enseñanza. Educación Química, v. 11, n.2, p. 220-227, 2000. CASSIANI, S. e NASCIMENTO, T. G. Um diálogo com as histórias de leituras de futuros professores de Ciências. Pro-Posições, v. 17, p. 105-136, 2006. ESPINOSA, A.; CASAMAJOR, A.; PITTON, E. Enseñar a leer textos de Ciencias. Buenos Aires: Paidós, 2009. FLÔR, C. C. Na busca de ler para ser em aulas de Química. Unijuí: Curitiba, 2015. FRANCISCO JUNIOR, W. E. Analisando uma estratégia de leitura baseada na elaboração de perguntas e de perguntas com respostas. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre. v.16, n.1, p. 161-175, 2011. FRANCISCO JUNIOR, W. E; GAMA, E. J. S. História em quadrinhos para o Ensino de Química: contribuições a partir da leitura de licenciandos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. V. 16, n.1, p. 152-172, 2017. ORLANDI, E.P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 10.ed. Campinas, Pontes Editores, 2012.

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02 v4.2.9_s.236