Referências: |
ALMEIDA, M. J. P. M. de. Discursos da ciência e da escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas, SP: Mercado
de Letras, 2004.
ALMEIDA, M. J. P. M; CASSIANI, S; OLIVEIRA, O. B. Leitura e escrita em aulas de Ciências: luz, calor e fotossíntese
nas mediações escolares. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2008.
BORSESE, A. Comunicación, lenguaje y enseñanza. Educación Química, v. 11, n.2, p. 220-227, 2000.
CASSIANI, S. e NASCIMENTO, T. G. Um diálogo com as histórias de leituras de futuros professores de Ciências.
Pro-Posições, v. 17, p. 105-136, 2006.
ESPINOSA, A.; CASAMAJOR, A.; PITTON, E. Enseñar a leer textos de Ciencias. Buenos Aires: Paidós, 2009.
FLÔR, C. C. Na busca de ler para ser em aulas de Química. Unijuí: Curitiba, 2015.
FRANCISCO JUNIOR, W. E. Analisando uma estratégia de leitura baseada na elaboração de perguntas e de
perguntas com respostas. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre. v.16, n.1, p. 161-175, 2011.
FRANCISCO JUNIOR, W. E; GAMA, E. J. S. História em quadrinhos para o Ensino de Química: contribuições a partir
da leitura de licenciandos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. V. 16, n.1, p. 152-172, 2017.
ORLANDI, E.P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 10.ed. Campinas, Pontes Editores, 2012. |