Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES (13.09)
Código: PPEDU0052
Nome: ESTUDOS TRANSVERSAIS ENTRE MICHEL SERRES E MICHEL FOUCAULT: EDUCACAO E PODER
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Constituir espaços de leituras e debates de textos dos filósofos Michel Serres e Michel Foucault, privilegiando a abordagem conceitual que os autores dão para a temática: educação e poder. Na obra de Foucault, o foco será na passagem do poder disciplinar ao cuidado de si e suas implicações para a educação. Na obra de Michel Serres o foco estará nos conceitos mestiçagem e cultura da paz, naquilo que trazem de contribuições para a temática do poder e sua relação com os processos educacionais.
Referências: FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996. ________________. Vigiar e Punir: o nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014. SERRES, M. Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. __________________ Luzes: cinco entrevistas com Bruno Latour. São Paulo: Unimarco, 1999. __________________Pantopie: de Hermès à Petite Poucette. Paris: Le Pommier, 2014. VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02 v4.2.9_s.236