Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES (13.09)
Código: PPEDU0042
Nome: PAULO FREIRE E O ATO EDUCATIVO: PROFESSORA, SIM; TIA, NÃO.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo da obra “Professora, sim. Tia, não: cartas a quem ousa ensinar”, de Paulo Freire. Freire em diálogo com outros teóricos. Corporificação do pensamento que Paulo Freire firmemente sublinhou nos seus trabalhos: o desejo de que a sua obra não seja seguida, mas recriada.
Referências: FREIRE, Paulo. Professora, sim. Tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 24ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FREITAS, Ana Lucia Souza de. Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, p.25–39, 2017. Disponível em https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6891 HABOWSKI, Adilson Cristiano. Notas marginais sobre Adorno e Freire. Comunicações, Piracicaba, v. 27, n. 1, p. -27-47, jan.-abr. 2020. Disponível em https://www.metodista.br/revistas/revistas- unimep/index.php/comunicacoes/article/viewFile/4209/2401 KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire e o valor da igualdade em educação. Educ. Pesqui. São Paulo, v.45, p. 2019. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/fHZDML53D8X6xTsRzgHL8Qp/?lang=pt MILANESI, Pedro Vitor Barnabé; AMATUZZI, Mauro Martins. Os sentidos da liberdade segundo professores da educação básica. Psicol. educ., São Paulo, n.27, p.115-139, dez. 2008. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 69752008000200007&lng=pt&nrm=iso OLIVEIRA, Luiza Rodrigues de; BALIEIRO, Thais Bispo; SANTOS, Abrahão de Oliveira. Racismo e psicologia na escola: diálogos entre Fanon e Freire. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 72, p. 94-108, 2020. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809- 52672020000300008&lng=pt&nrm=iso ROSSEL, Nélida Cespes. Paulo Freire vive! Decisio, México, n.40, p.3-8, 2015. Disponível em https://docplayer.es/55099591-Paulo-freire-vive-nelida- cespedes-rossel.html TODARO, Mônica de Ávila; DAMIANO, Gilberto. Fenomenologia em Paulo Freire: a noção de corpo consciente. In.: HADDAD, A. M. B.; DAMIANO, G. A.; TODARO, M. A.; BARBOSA, V. (org) Variações fenomenológicas, formação e arte: contribuições para o campo educativo. Lavras: UFLA, 2020. Disponível em http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42957 TODARO, Mônica de Ávila; BOCCIA, Margarete Bertolo. Paulo Freire e Humberto Maturana: diálogo (im) possível? Comunicações, Piracicaba, v.22, n.1, p. 173-182, 2015. Disponível em https://www.metodista.br/revistas/revistas- unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2123 TODARO, Mônica de Ávila; CACHIONI, Meire. O legado de Paulo Freire sobre a velhice: história de vida e o contexto brasileiro atual. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.16, p.1-9, 2021. Disponível em https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16554

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