Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA (12.65) |
Código: |
MAT0013 |
Nome: |
MATRIZES, SISTEMAS E DETERMINANTES |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
15 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
15 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( MA00220500 OU MA00221159 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
Matrizes: definição e classificação; operações com matrizes e propriedades; Determinação da matriz inversa pela definição.
Determinantes: definição; propriedades; Regra de Sarrus, Teorema de Laplace, Teorema de Jacobi e Regra de Chió; Matriz
dos cofatores, matriz adjunta e matriz inversa. Equação linear; Solução de uma equação linear; Sistema de equações lineares;
Sistema de equações lineares homogêneo; solução de um sistema de equações lineares; Operações elementares com
equações de sistemas lineares; Sistemas equivalentes; Sistemas lineares e matrizes; Escalonamento de matrizes e solução de
sistemas de equações lineares (método de Gauss e método de Gauss-Jordan); Interpretação geométrica do conjunto solução
de sistemas de equações lineares; Inversão de matrizes usando escalonamento; Regra de Cramer; Posto de uma Matriz.
Matrizes, sistemas lineares e determinantes: o seu lugar na Matemática; o seu lugar no currículo de Matemática, em particular
nos programas de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, tendo em conta orientações
curriculares nacionais e internacionais; dificuldades de aprendizagem nesses temas. |
|
|
|