Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES (13.09)
Código: PPEDU0055
Nome: MULHERES NEGRAS NA HISTÓRIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina se propõe a discutir experiência de algumas mulheres negras na história. Assim, pretende analisar, especialmente, trabalhos historiográficos de parte do período colonial e imperial brasileiro que abarcaram temas variados. Nas discussões serão focalizadas mulheres escravizadas, alforriadas e livres com alguma ascendência escrava.
Referências: GOMES, Flávio dos S.; XAVIER, Giovana; FARIAS, Juliana B. (Orgs.). Mulheres negras no Brasil: escravista e do pós-emancipação. São Paulo: Selo Negro, 2012, p. 199-213. JULIO, K. L. “Tais livros não são e nem podiam ser da suplicante”: concepções acerca das mulheres e o mundo da escrita nas Minas colonial. Antíteses, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 649–670, 2020. DOI: 10.5433/1984-3356.2020v13n25p649. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/39630. Acesso em: 5 fev. 2024. MUAZE, Mariana de Aguiar Ferreira. Maternidade silenciada: amas de leite no Brasil escravista, século XIX In: Regina Célia Xavier; Helen Osório (Org.). Do tráfico ao pós-abolição: trabalho compulsório e livre e a luta por direitos sociais no Brasil. São Leopoldo, RS: Oikos, 2018, pp. 360 391. Silva, L. dos S. Coema Hemetério dos Santos: A “flor de beleza” e “luz de amor”. Trajetória de uma intelectual negra no pós-abolição carioca. Canoa Do Tempo, v.11, n.2, p. 28–50, 2020. https://doi.org/10.38047/rct.v11i2.6650. Acesso em: 5 fev. 2024.

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