Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA - UFSJ-CEFET/MG (13.28)
Código: PPGEL115
Nome: ESTUDO ORIENTADO:ASPECTOS REGULATÓRIOS E DE MERCADO DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA BRASILEIRO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Não
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Não
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Os sistemas elétricos de potência (SEP) em todo o mundo vêm vivenciando um crescimento expressivo na potência instalada de plantas de geração distribuída (GD), o que traz tanto benefícios quanto desafios para a operação. Neste contexto, as micorredes elétricas (MRs) surgem como uma alternativa promissora. Ao gerenciar localmente a geração, armazenamento e distribuição de energia, as MRs podem otimizar o uso de recursos energéticos disponíveis, reduzindo perdas na transmissão e distribuição e melhorando a eficiência geral do sistema. No entanto, na formação de MRs em sistemas de distribuição de energia elétrica (SDEE), é preciso encontrar um equilíbrio entre fatores técnicos e econômicos, o que é essencial para garantir a viabilidade econômica e operacional destes empreendimentos. Diante disso, propõe-se a realização de um Estudo Orientado que visa, inicialmente, à compreensão detalhada dos SDEE, considerando os aspectos topológicos, operacionais, tecnológicos e, principalmente, regulatórios, com o intuito de criar uma base para estudos de viabilidade técnico-econômica de MRs. Em seguida, busca-se conhecer o estado da arte relacionado à proposição de modelos de mercado que envolvem a formação de MRs nestes sistemas. Portanto, o Estudo Orientado proposto neste documento possui o objetivo de complementar a formação do discente na linha de pesquisa de Planejamento e Operação de Sistemas Elétricos de Potência (POSEP), mais especificamente em relação à avaliação técnico-econômica de MRs conectadas aos SDEE no contexto regulatório e de mercado brasileiro, tema principal que será abordado na Dissertação de Mestrado.
Referências: [1] N. Kagan, C. C. B. Oliveira, and E. J. Robba, Introdução aos sistemas de distribuição de energia elétrica. São Paulo: Edgard Blücher, 2008. [2] J. R. S. Moreira, Energias renováveis, geração distribuída e eficiência energética. Rio de Janeiro: LTC, 2011. [3] O. A. Sallam and O. P. Malik, Electric distribution systems. Hoboken, N.J: John Wiley Sons, 2011. [4] Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, “RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL No 1.000, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2021, Estabelece as Regras de Prestação do Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica.” Online, 2021. [Acesso em fevereiro 2024]. [5] Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, “RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL No 1.059, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2023, Aprimora as regras para a conexão e o faturamento de centrais de microgeração e minigeração distribuída em sistemas de distribuição de energia elétrica, bem como as regras do SCEE.” Online, 2023. [Acesso em fevereiro 2024]. [6] Presidência da República - Secretaria-Geral, “LEI No 14.300, DE 6 DE JANEIRO DE 2022, Institui o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS).” Online, 2022. [Acesso em fevereiro 2024]. [7] Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, “Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST.” Online, 2021. [Acesso em fevereiro 2024]. [8] Dissertações, teses e artigos técnicos diversos.

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02 v4.2.9_s.236