Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (13.12)
Código: PPMEC0053
Nome: ENSAIOS EXPERIMENTAIS PELAS NORMATIVA DE TESTES CFR
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O motor CFR (Co-operative Fuel Research). Detonação. O método de utilização mais comum é a medição do número de octano (NO) de misturas de combustíveis. O princípio de utilização do CFR para encontrar octanagem de combustíveis. Passos-passo para pode ser encontrado o NO. Método de Motor ou F2 ( DIN 51 788 ). Número de Octano do Motor (MON) Método de Pesquisa. Número de Octano de Pesquisa (RON). SENSIBILIDADE. Relação entre NO e número de cetano (NC).
Referências: Araújo, R. P., “A influência das variáveis operacionais de um motor CFR-CETANO no atraso de ignição para diferentes misturas de biodiesel”, Escola Politécnica, UFRJ, 2013, Rio de Janeiro, Brasil. Baxter, I. “The Waukesha CFR Fuel Research Engine”, Waukesha Engine Division Officers, 1980. Bianchi, E. C. et al.,”USO DE SENSORES DE DETONAÇÃO COMO ALTERNATIVA AOS SENSORES DE EMISSÃO ACÚSTICA NO MONITORAMENTO DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO SUBTRATIVA”, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO, 2019, São Paulo, Brasil. Braga, G. T., “Uma Contribuição ao Controle de Motores de Combustão Interna de Ignição por Centelha na Condição de Marcha Lenta”, Universidade Federal de Minas Gerais, 2007, Belo Horizonte, Brasil. Brunetti, F., “Motores de Combustão Interna: volume 1”, Franco Brunetti, 2012, São Paulo - Blucher, Brasil. Chaves, R. T., “ESTUDO DO USO DE MISTURAS DE ETANOL HIDRATADO E GASOLINAS AUTOMOTIVAS EM UM MOTOR ASTM-CFR”, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013, Rio de janeiro, Brasil. Gralik, G. e Biava, G., “Caracterização de termistores automotivos do tipo NTC”, 2019, Rio de janeiro, Brasil. Dias, J. L. G., “Ciclo de Otto: aplicação teórica e utilidade prática”, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009, Rio de Janeiro, Brasil. Dias, P.R.A., “Deteção de Detonação em Motores de Pistão”, Dissertação, UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR, 2016, Covilhã, Brasil. Fernandez, B. O., “Considerações sobre a outros empregos do Sensor de Detonação para o Controle Eletrônico de Motores Ciclo de Otto Utilizando Análise Espectal”, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006, Brasil.

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01 v4.2.9_s.303