Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL (12.43) |
| Código: |
CSO0003 |
| Nome: |
HISTÓRIA DO JORNALISMO |
| Carga Horária Teórica: |
0 h. |
| Carga Horária Prática: |
30 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
30 h. |
| Pré-Requisitos: |
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| Co-Requisitos: |
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| Equivalências: |
( CS00316287 )
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| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
A evolução da comunicação humana através dos tempos. O jornalismo antes da tipografia. Dos pictogramas nas cavernas à
comunicação digital. Dos sinais de fumaça aos satélites e fibras ópticas. História do Jornalismo no Brasil. A imprensa colonial
e a imprensa da Independência. O jornalismo no Império. O jornalismo na República. O processo de consolidação da
imprensa brasileira. O jornalismo no rádio e na TV. O controle da imprensa no Brasil: do período getulista à ditadura militar.
Redemocratização e perspectivas do jornalismo brasileiro.
Objetivos gerais:
 Proporcionar ao educando uma visão do processo de mudança experimentado pelo jornalismo brasileiro desde o
seu nascimento.
 Articular as transformações do jornalismo com processos econômicos e sociais.
 Observar diferentes propostas editoriais e jornalísticas, ao longo da história do jornalismo no Brasil.
Objetivos específicos:
 Estudar a história do jornalismo brasileiro, identificando suas diversas fases ao longo da história do Brasil;
 Identificar o reflexo das mudanças da história nacional no desenvolvimento do jornalismo;
 Identificar a evolução das propostas editoriais e jornalísticas no decorrer da história do jornalismo no Brasil. |
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